O uso de veículos de nova energia representa 77,6% do sistema de transporte público da China, disse o ministro dos Transportes, Li Xiaopeng, na sexta-feira, à margem das “Duas Sessões” em andamento.
Falando sobre as conquistas alcançadas no desenvolvimento do transporte, Li disse que a China tem visto um rápido desenvolvimento no transporte verde e inteligente.
O país tem acelerado a construção de estradas inteligentes, ferrovias inteligentes e portos inteligentes. Novos equipamentos de energia e energia limpa têm sido mais amplamente utilizados, disse ele.
Li também disse que o país construiu a maior rede ferroviária de alta velocidade, rede de vias expressas e sistema de entrega postal expressa do mundo, bem como um cluster portuário de classe mundial.
A capacidade de apoio aos serviços de transporte da China tem registado uma melhoria contínua e a China tem vindo a reforçar a cooperação no transporte com outros países, acrescentou.
As “Duas Sessões” referem-se às reuniões anuais da Assembleia Popular Nacional e do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.
Publicado originalmente pela Xinhua em 08/03/2024 = 21h04