Os militares dos EUA dizem que a construção de um cais para ajuda humanitária à Faixa de Gaza pode levar dois meses e 1.000 soldados.
Os militares dos EUA estimam que a construção de uma doca flutuante temporária na costa de Gaza para acelerar as operações humanitárias poderá levar dois meses.
O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou o plano em seu discurso sobre o Estado da União na quinta-feira, chamando a situação na Faixa de Gaza de “dolorosa” enquanto os militares israelenses continuam seus bombardeios de retaliação contra o Hamas após o ataque terrorista do grupo militante em 7 de outubro contra Israel.
O porta-voz do Pentágono, Patrick Ryder, disse na sexta-feira que a construção do cais pode exigir até 60 dias e a contribuição de mais de 1.000 soldados americanos. Ryder confirmou a promessa de Biden de que nenhum militar dos EUA entrará em Gaza durante as operações de construção.
Biden anunciou o seu plano para o cais depois de as Nações Unidas terem dado o alarme sobre uma fome “iminente” na região de Gaza, em meio a relatos de que a operação militar de Israel está a impedir o fornecimento rodoviário de ajuda e alimentos ao território palestino de 2,3 milhões de pessoas. A ONU alertou na quarta-feira que a população de Gaza sofre de “fome catastrófica” após mais de cinco meses de conflito.
Ryder disse que o plano para construir a doca flutuante estava nos estágios iniciais e que os militares dos EUA estavam se envolvendo com outras partes, incluindo Israel, para acertar os detalhes, incluindo a segurança do porto flutuante. Ryder disse que o cenário de um ataque à infraestrutura por parte do Hamas é “certamente um risco”.
A UE, entretanto, está avançando com planos para abrir um corredor marítimo para levar ajuda humanitária de Chipre para Gaza. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse aos jornalistas na sexta-feira que o primeiro navio desembarcará nos próximos dias. Ela não mencionou o plano do cais dos EUA e não ficou claro se havia uma ligação.
Publicado originalmente pelo Político em 09/03/2024 – 13h03
Por Gian Volpicelli
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!