Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, recorreu às redes sociais para comentar sobre a renúncia de Victoria Nuland, subsecretária de Estado para Assuntos Políticos dos Estados Unidos. Zakharova afirmou que a decisão de Nuland está ligada ao que descreve como o fracasso das políticas anti-russas do governo Biden.
“Eles não vão te dizer o motivo. Mas é simples: o fracasso das políticas anti-russas do governo Biden”, escreveu Zakharova, referindo-se à renúncia de Nuland. Nuland, que é a terceira figura mais importante na política externa dos Estados Unidos, é conhecida por seu apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia.
Zakharova também destacou que Nuland foi uma defensora ferrenha da russofobia como conceito principal da política externa dos EUA. A postagem de Zakharova foi acompanhada por uma foto de Nuland segurando uma vela durante uma visita à Igreja da Natividade em Odessa, em 2014.
“A propósito, lembrando das velas nas igrejas ortodoxas, se houver um desejo repentino de ir a um mosteiro para rezar pelo perdão dos pecados, daremos uma boa palavra”, acrescentou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia. A renúncia de Nuland foi notificada ao secretário de Estado, Anthony Blinken, e espera-se que ocorra nas próximas semanas, conforme relatado pela Agência Tass.