Desde novembro, o grupo Ansar Allah, também conhecido como houthis, tem perpetrado ataques contra navios comerciais que transitam pelo estratégico ponto de estrangulamento do comércio global no Mar Vermelho. De acordo com o grupo, o Reino Unido é responsável pela atual ofensiva.
Os houthis afirmam que visam atacar qualquer embarcação associada a Israel, resultando no fechamento de uma parcela significativa das rotas de comércio globais.
Autoridades da milícia do Iêmen declararam durante o fim de semana que os ataques continuarão. “O Iêmen continuará a afundar mais navios britânicos, e quaisquer consequências ou danos adicionais serão atribuídos ao Reino Unido”, afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores houthi, Hussein al-Ezzi, em uma declaração no domingo.
Al-Ezzi também acusou o Reino Unido de ser um “Estado bandido” que apoia os Estados Unidos em ataques contra o Iêmen e está envolvido em ações conjuntas para patrocinar ofensivas contra civis em Gaza.
Ele se referiu à campanha conjunta de ataques aéreos dos EUA e do Reino Unido no Iêmen, alegadamente direcionada para diminuir as capacidades de mísseis e drones, conforme declarado pelo Pentágono.
Com informações da Sputnik
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!