Acusações feitas por Ciro Gomes, do PDT, contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram usadas por políticos de extrema-direita e ligados a Jair Bolsonaro.
O deputado federal Nikolas Ferreira, do Partido Liberal de Minas Gerais, anunciou na sua conta do X (anteriormente conhecido como Twitter), a intenção de encaminhar uma representação ao Ministério Público solicitando a investigação das alegações de corrupção mencionadas pelo pedetista.
O político bolsonarista também revelou a intenção de questionar a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, a respeito do processo de liquidação de precatórios, indicando a possibilidade de convocar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) caso as explicações se mostrem insuficientes.
“Solicitarei informações à Ministra do Planejamento, Simone Tebet, questionando o processo de quitação integral destes precatórios. Caso a resposta não seja esclarecedora, cabe ao Parlamento avaliar por meio de uma CPI a validade destas transações”, escreveu Nikolas.
Em uma entrevista concedida à CNN, Ciro Gomes fez ataques violentos contra Lula pela maneira como lidou com o pagamento de precatórios, alegando que o governo vendeu os direitos de cobrança de precatórios a bancos com desconto de até 50%, o que, segundo ele, representa um ato de má-gestão maior que os escândalos do mensalão e petrolão.
Por fim, o pedetista ainda comparou a política econômica atual com a do governo anterior, de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes.
A repercussão das declarações de Ciro Gomes não se limitou a Nikolas Ferreira; a deputada federal Carla Zambelli e o deputado federal Kim Kataguiri também atacaram o atual governo, ecoando as críticas de Gomes ao governo Lula em suas respectivas redes sociais.
Eudes
08/03/2024 - 12h45
Não existe militância cega no que tange aos comentários do Crinho Gomes, exceto seu ódio pelo Lula que não o indicou para presidente e colocou a Dilminha paz e amor no lugar dele ( eis o resultado dos comentários frustrados há anos) existe sim uma arrogância da direita sem munição, se beneficiando dos comentários e não denúncia de um ex aliado, repito, “FRUSTRADO” , pois denúncia se faz em processo, MPF, protocoliza assinado e assume as responsabilidades de tal feito. Menos DIREITISTAS ofuscados.
Kender
06/03/2024 - 08h10
O tamanho da burrice das pessoas que acham que o Ciro denunciou alguma coisa importante é IMPRESSIONANTE. Desde quando o governo pode escolher NÃO PAGAR um precatório por que o DONO do direita vendeu para um banco? Vocês SABEM o que é um precatório? O ciro fez uma “denuncia” estúpida motivada apenas por INVEJA e pessoas limitadas intelectualmente acharam que ele falou algo explosivo apenas porque são MUITO burras.
Nelson
05/03/2024 - 20h11
O que vai acontecer se instarmos o vasto contingente de políticos que fazem parte do centro até a extrema direita a apresentarem um projeto nacional de desenvolvimento (PND) que consiga garantir a vida digna a que cada brasileira e cada brasileiro tem direito?
–
Rigorosamente nada. Resposta simples e direta, pois essa patota não dispõe de um tal projeto e nem tem qualquer resquício de vontade política de apresentá-lo.
–
Essa grande patota tem compromisso apenas com os interesses dos já ricos, mi e bilionários, com o grande capital, nacional e estrangeiro, não raro, apenas com este último.
–
Esta é a razão real a explicar por que essa horda de desqualificados e desprezíveis vive a invocar kit gay, ideologia de gênero, ameaça comunista, entre outras baboseiras.
–
Para “encher linguiça” e esquivar-se de ter que falar de um PND de tamanha envergadura, essa horda precisa se valer de um sem número de picuinhas.
–
Esse espectro político que citei é o que recebe todo o apoio dos órgãos da mídia hegemônica. Algo normal, uma vez que essa mídia também tem compromisso apenas com o topo da pirâmide.
–
Então, já que não é cobrado pela grande mídia a apresentar esse PND, esse vasto contingente de políticos acaba se safando de “lombo liso”, sem correr o perigo de ter que expor suas posições antipovo.
–
Desta forma, esses políticos prosseguem iludindo e ludibriando a população que a eles elege em maioria por eleições sem fim.
–
Infelizmente, a cada dia, mês ou ano que passa, Ciro Gomes demonstra, com firmeza, que o que quer mesmo é fazer parte dessa patota de desprezíveis.
–
É lamentável, mas, a cada dia, mês ou ano que passa, a postura adotada por Ciro Gomes vai nos empurrando a concluir que ele não passa de um quinta-coluna instalado no meio da esquerda pelo grande capital.
Saulo
05/03/2024 - 15h43
Cirolipa votou neste aglomerado de porcos os conhecendo muito bem por tanto deveria ficar em silêncio.
Simone Arantes
05/03/2024 - 15h27
Qualquer um com bom senso, né gente! Qualquer um com bom senso. Como ele mesmo disse, não é preciso muito pra investigar, até um jornalista com vontade consegue.
Tiago Silva
05/03/2024 - 14h52
O governo Lula dá margem para ser criticado…
Tanto pela Esquerda (sem contraponto à Reforma Trabalhista, sem fazer a reforma Tributária sobre rendimentos isentos de lucro ou sobre patrimônio/herança, além de ainda não retomar as refinarias entregues no governo anterior), como pela Direita (envolvimento com Bancos em Precatórios ou FIES ou Desenrola ou ainda manter liberação de emendas secretas).
Deveriam rever essa passividade, pois fez menos que Biden e pode ter revés eleitoral pior que Biden.
Douglas Rios
05/03/2024 - 13h59
Tomem vergonha! NÃO EXISTE EXTREMA DIREITA e ninguem ta usando nada! Ciro fez a denúncia no CNN Entrevista! Façam o trabalho de vcs, parem de militância cega! São 93 MILHÕES do NOSSO DINHEIRO e vcs com militância cega! Coisa nojenta!