O Hospital Kamal Adwan, no norte de Gaza, também ficou fora de serviço devido à falta de combustível para os geradores.
Seis crianças morreram de desidratação e desnutrição em hospitais no norte de Gaza, informou o Ministério da Saúde do território palestino sitiado, à medida que a situação humanitária catastrófica no enclave sitiado piora.
Duas crianças morreram no Hospital al-Shifa, na cidade de Gaza, informou o ministério na quarta-feira. Anteriormente, informou que quatro crianças morreram no Hospital Kamal Adwan, no norte de Gaza, enquanto outras sete permaneciam em estado crítico.
“Pedimos às agências internacionais que intervenham imediatamente para evitar uma catástrofe humanitária no norte de Gaza”, disse o porta-voz do Ministério da Saúde, Ashraf al-Qudra, num comunicado, enquanto os ataques de Israel a Gaza continuam.
“A comunidade internacional enfrenta um teste moral e humanitário para pôr fim ao genocídio em Gaza.”
O diretor do Hospital Kamal Adwan, Ahmed al-Kahlout, disse que o hospital estava fora de serviço devido à falta de combustível para operar seus geradores. Na terça-feira, o Hospital Al-Awda, em Jabalia, também saiu de serviço pelo mesmo motivo.
Num vídeo publicado no Instagram e verificado pela unidade Sanad da Al Jazeera, o jornalista Ebrahem Musalam mostra uma criança numa cama dentro do departamento pediátrico do Hospital Kamal Adwan, enquanto a energia entra e sai.
Musalam disse que as crianças do departamento sofrem de desnutrição e falta de fórmula infantil, e que os dispositivos necessários pararam de funcionar devido aos constantes cortes de energia devido à escassez de combustível.
https://www.instagram.com/reel/C35A4MmNg09/?utm_source=ig_web_copy_link
Publicado originalmente pela Al Jazeera em 28/02/2024