Com intermédio da China, Coreia do Norte recebe chanceleres ocidentais

AP

Um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha chegou à Coreia do Norte para se reunir com diplomatas chineses, marcando a primeira visita diplomática ocidental ao país em quatro anos, conforme relatado pela agência de notícias sul-coreana Yonhap nesta segunda-feira, citando a embaixada chinesa em Pyongyang.

O Ministro Conselheiro Chinês, Feng Chongtai, teria se reunido com o Comissário do Departamento de Ásia Oriental, Sudeste Asiático e Ásia-Pacífico do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, Martin Thuemmel, cuja delegação chegou a Pyongyang com o apoio organizacional do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte.

Esta é a primeira visita à Coreia do Norte por um diplomata ocidental desde que o país fechou suas fronteiras em janeiro de 2020 devido à pandemia de COVID-19, afirmou o relatório.

Nos últimos três anos, a entrada de estrangeiros no país foi estritamente limitada, e todos os diplomatas ocidentais deixaram a Coreia do Norte durante esse período.

Em julho de 2023, delegações de alto escalão da Rússia e da China visitaram Pyongyang, após o que a troca diplomática entre a Coreia do Norte e outros países começou a se restabelecer gradualmente, embora nenhum diplomata ocidental tenha supostamente colocado os pés no país até hoje.

Durante sua reunião na embaixada chinesa, Thuemmel e Feng trocaram opiniões sobre assuntos de interesse mútuo, disse a Yonhap. Um diplomata alemão credenciado em Pequim também participou das discussões, acrescentou o relatório.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.