Durante uma reunião em São Paulo com ministros das finanças e governadores dos bancos centrais dos países do BRICS, o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, anunciou a proposta de formação de uma estrutura bancária alternativa.
Em entrevista à Bloomberg Saudi Arabia TV, Siluanov destacou a intenção de desenvolver sistemas financeiros que operem de maneira politicamente autônoma, visando assegurar as operações comerciais entre os membros do BRICS e acabar de vez com a dependência do dólar nas transações.
Siluanov ressaltou a necessidade de uma infraestrutura financeira independente para apoiar o crescente comércio entre os países do grupo, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
“Para que os países BRICS se desenvolvam normalmente, precisamos pensar em criar os nossos próprios sistemas financeiros, funcionando independentemente da política e em garantir as relações comerciais entre os nossos países”, afirmou.
A proposta russa inclui o estabelecimento de um sistema de liquidação de pagamentos baseado em tecnologias digitais e blockchain, visando oferecer uma alternativa confiável, econômica e eficiente para transações comerciais entre os países membros.
Crédito/Foto: Sergey Bobylev/TASS