Chefe da OTAN diz que a aliança não tem planos de enviar tropas para a Ucrânia

Secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg. Reprodução.

BRUXELAS (AP) — O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse à Associated Press que a aliança militar não tem planos de enviar tropas de combate para a Ucrânia, apesar de relatos de que alguns países ocidentais podem estar considerando colocar botas no chão no país devastado pela guerra.

Stoltenberg disse que “os aliados da OTAN estão fornecendo apoio sem precedentes à Ucrânia. Fizemos isso desde 2014 e intensificamos após a invasão em grande escala. Mas não há planos para tropas de combate da OTAN no solo na Ucrânia.”

Antes de uma viagem a Paris na segunda-feira, onde altos funcionários de mais de 20 países discutiram opções para aumentar a ajuda à Ucrânia, o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, disse que alguns estão avaliando se devem fazer acordos bilaterais para enviar tropas à Ucrânia para ajudá-la a se defender da invasão russa.

Fico disse que seu governo não planeja propor o envio de soldados eslovacos, mas não forneceu detalhes sobre quais países podem estar considerando tais acordos, ou o que as tropas fariam na Ucrânia.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.