O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou otimismo em relação à implementação de um novo cessar-fogo entre Israel e o Hamas, possivelmente no início da próxima semana.
Durante uma coletiva de imprensa em Nova Iorque na segunda-feira, Biden comentou sobre os esforços diplomáticos em curso.
“Meu conselheiro de segurança nacional me disse que estamos perto. Estamos perto. Ainda não terminamos”, afirmou Biden, expressando sua expectativa de que um acordo de paz seja alcançado até a próxima segunda-feira.
A declaração do presidente veio após a notícia de que um integrante da força aérea dos EUA faleceu após atear fogo em si mesmo em frente à embaixada israelense em Washington, em um ato de protesto contra as ações militares de Israel em Gaza.
Segundo o Ministério da Saúde da autoridade palestina, os conflitos resultaram em quase 30.000 mortes de palestinos.
Os confrontos recentes foram desencadeados por ataques transfronteiriços do Hamas em 7 de Outubro, que levaram à morte de aproximadamente 1.200 pessoas e ao sequestro de mais de 200 indivíduos.
Entretanto, há sinais de progresso nas negociações de paz, conforme indicado por um alto funcionário dos EUA.
As discussões preliminares entre Israel e o Hamas sugerem a possibilidade de um acordo que cessaria os combates por seis semanas, marcando um avanço significativo em direção à resolução do conflito.
Com informações do The Guardian