Menu

Ato na Paulista: 94% acham que Brasil vive ditadura; 88%, que Bolsonaro ganhou eleição, diz pesquisa

Para 94% dos manifestantes que foram à manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na avenida Paulista no último domingo (25), o Brasil vive uma ditadura por cometer “excessos e perseguições da Justiça”, segundo levantamento da Universidade de São Paulo (USP), divulgado nesta segunda-feira (26). A pesquisa, organizada pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Rovena Rosa/Agência Brasil

Para 94% dos manifestantes que foram à manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na avenida Paulista no último domingo (25), o Brasil vive uma ditadura por cometer “excessos e perseguições da Justiça”, segundo levantamento da Universidade de São Paulo (USP), divulgado nesta segunda-feira (26).

A pesquisa, organizada pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, aponta ainda que apenas 4% disseram discordar dessa hipótese e 2% não opinaram.

Cerca de 88% creem que Bolsonaro, e não o atual presidente, Luís Inácio Lula da Silva, ganhou a eleição presidencial de 2022.

Investigado pela Polícia Federal (PF) e suspeito de atentar contra o Estado Democrático de Direito, o Bolsonaro convocou a manifestação em defesa da “liberdade e do Estado Democrático de Direito”. Ele corre o risco de ser preso em caso de incitação ao ódio. Bolsonaro, por sua vez, afirmou ser vítima de perseguição política.

Ex-presidente Jair Bolsonaro acena para os presentes em ato de apoio na avenida Paulista. São Paulo, 25 de fevereiro de 2024 – Sputnik Brasil, 1920, 26.02.2024
Notícias do Brasil

Para 49%, Bolsonaro deveria ter decretado uma operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), enquanto 39% discordam dessa opção. Cerca de 42% disseram que Bolsonaro deveria ter invocado o artigo 142 da Constituição para solicitar intervenção das Forças Armadas e 45% não concordam.

A maioria dos apoiadores do ex-presidente que foram entrevistados é contra a decretação de um estado de sítio (61%), e cerca de 23% se manifestaram a favor.
Um documento defendendo a decretação de estado de sítio e de garantia da lei e da ordem (GLO) no Brasil foi encontrado no início de fevereiro na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, durante busca e apreensão da Polícia Federal (PF).

Ao todo, 575 pessoas foram entrevistadas no ato. A margem de erro é estimada em quatro pontos percentuais para mais ou menos, para um grau de confiança de 95%.

Publicado originalmente pelo Sputnik Brasil em 26/02/2024 – 20h01

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Saulo

26/02/2024 - 22h07

No Brasil há uma clara concentração de poder no alto judiciário que se colocou acima doa brasileiros e se tornou um poder politico absoluto que hoje manda em tudo.

Decide por outros poderes, decide quem deve ser candidato ou não aos vários cargos, decide quem deve ganhar as eleições, faz lei e dita regras, ecc…qual seria a novidade ?

Bolsonaro mostrou tudo isso claramente por isso foi eliminado como acontece em qualquer paisecos comunistoide.

Latrina.


Leia mais

Recentes

Recentes