Mc Donald´s desafia governo e traça plano para abocanhar o mercado chinês até 2028

REPRODUÇÃO

A gigante estadunidense do fast-food McDonald’s Corp anunciou planos ambiciosos de expandir sua rede na China, visando atingir 10.000 pontos de venda até 2028. Este objetivo segue um ano de crescimento recorde, com a abertura de um número sem precedentes de novas lojas no país.

Em 2023, a empresa, com sede nos Estados Unidos, registrou um aumento de 10% nas vendas globais comparáveis, alcançando US$ 25,5 bilhões, e um salto de 37% no lucro líquido, chegando a US$ 8,47 bilhões.

O mercado chinês, em particular, desempenhou um papel crucial nesse sucesso, contribuindo significativamente para o crescimento de 9,4% no segmento de mercados licenciados para desenvolvimento internacional da McDonald’s.

Chris Kempczinski, presidente e CEO da McDonald’s, destacou ao site China Daily o desempenho positivo da empresa na China, citando a abertura de 925 novas lojas no ano passado, o que representa 67% das novas inaugurações nos mercados licenciados internacionais.

“Construímos 1.000 restaurantes na China (um recorde histórico para a empresa no país). Portanto, estamos no caminho certo em relação às nossas aspirações de desenvolvimento e esperamos fazer algo semelhante em 2024 desse ponto de vista”, destacou.

Kempczinski expressou otimismo para 2024 e afirmou que a empresa pretende continuar sua trajetória de crescimento, mantendo a competitividade e aproveitando o aumento da riqueza do consumidor e do PIB na China.

“Acreditamos que haverá uma oportunidade para continuarmos a desenvolver o desenvolvimento e a penetração nesse mercado em muitos lugares onde não temos realmente a presença do McDonald’s. Portanto, a perspectiva geral sobre a China para nós continua a ser muito robusta, é por isso que aumentamos nossa participação”, explicou.

Além disso, o McDonald’s reforçou sua presença no mercado chinês com a aquisição de mais 28% de suas operações locais no final de janeiro, elevando sua participação total para 48%. Atualmente, a empresa opera 5.903 lojas na China, metade das quais em cidades de terceiro e quarto níveis, enquanto sua rival KFC conta com 10.296 lojas.

Apesar dos desafios, incluindo a crescente preferência dos consumidores por marcas locais mais acessíveis, o McDonald’s está comprometido em atingir sua meta, considerada ambiciosa por especialistas do setor.

Jason Yu, gerente geral da Kantar Worldpanel China, também enfatizou ao China Daily a importância de uma estratégia de marketing ativa e preços competitivos para estimular a demanda do consumidor e manter a participação de mercado diante da forte concorrência.

“Esse número (de novas lojas) ainda está um pouco distante do plano anterior, principalmente se comparado ao número de lojas dos concorrentes. Portanto, atingir 10.000 lojas ainda é ambicioso”, finaliza.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.