As posições de Moscovo e Yerevan sobre a Ucrânia são de mundos diferentes, mas isso não impedirá a Rússia de acreditar que estão corretas, disse o porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, na segunda-feira.
O comentário de Peskov surge na sequência de uma declaração feita pelo primeiro-ministro arménio, Nikol Pashinyan, que disse que a Arménia não era aliada da Rússia no que diz respeito à questão do conflito ucraniano.
“Na verdade, temos opiniões diametralmente opostas sobre o que está acontecendo na Ucrânia e sobre o conflito ucraniano em geral. Isto não é segredo”, disse Peskov.
“Portanto, sabemos qual é a posição dos nossos amigos arménios. Discordamos deles relativamente a esta questão e continuaremos a insistir que a nossa posição é a correta”, acrescentou Peskov.
Numa reunião com representantes da diáspora arménia na Alemanha, Pashinyan reiterou que Yerevan não apoia Moscovo na questão ucraniana.
O primeiro-ministro arménio sublinhou que a declaração de Almaty (de 1991) se aplica a todos, não apenas à Arménia, uma vez que foi assinada por todas as antigas repúblicas soviéticas, incluindo a Rússia e a Ucrânia, que reconheceram as fronteiras dos estados uma da outra.
Fonte: TASS