Bomba! Ramagem recebeu informações da Abin sobre operações no Rio

REPRODUÇÃO

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro, recebeu informações sobre operações da agência no Rio de Janeiro no último ano.

As informações divulgadas pelo Globo foram fornecidas por Victor Felismino Carneiro, que sucedeu Ramagem na liderança da Abin de abril de 2022 até dezembro de 2023. Carneiro confirmou ao jornal que entregou ao parlamentar detalhes de operações realizadas pela Abin no Rio, incluindo uma estimativa dos custos associados a cada ação.

Carneiro destacou que as informações repassadas não se tratavam de documentos oficiais, mas de comunicações para esclarecimento.

A entrega de informações ocorreu em um contexto em que a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional e a própria Abin investigavam o uso de recursos da agência para pagamento de informantes no Rio durante a gestão Bolsonaro, buscando identificar possíveis irregularidades.

Apesar das averiguações, não foram comprovadas irregularidades na aplicação dos recursos. Carneiro, que também foi superintendente da Abin no Rio sob Ramagem, justificou o contato com o deputado como uma medida de precaução, tendo em vista o cenário de investigação em curso. Ramagem, procurado para comentar sobre o assunto, não emitiu declarações.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.