A coluna obteve com exclusividade a um trecho da relação de materiais apreendidos pela Polícia Federal (PF) durante uma das fases da operação Lesa Pátria ocorrida no dia 18 de agosto do ano passado. A relação em questão trata do que foi apreendido com o coronel Fábio Augusto Vieira que comandava a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) durante os atos criminosos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O coronel Fabio Augusto já tinha sido detido anteriormente em janeiro do ano passo, em decorrência das invasões às sedes dos Três Poderes em Brasília, sendo preso mais uma vez em agosto do mesmo ano.
A lista, que segue sob sigilo da justiça, conta com dois manuscritos que chamaram a atenção dos investigadores. O item de número 7 diz respeito sobre um manuscrito de uma página com o título “teoria da tempestade perfeita“ e o item de número 8, um manuscrito de sete páginas que começa com a primeira folha contendo o seguinte trecho “do amparo legal” e que tem a primeira linha da última página começando com com o trecho “militares com ponto de encontro”.
A coluna não teve acesso à íntegra de ambos os manuscritos que foram encontrados com o coronel da PM. Porém, Fábio, assim como outros oficiais da PMDF foram flagrados em uma série de trocas de mensagens de teor golpista e desacreditando o processo eleitoral ainda no final de 2022, as mensagens vieram à tona no ano passado durante uma operação da PF.
Procurada, a PF afirmou não comentar sobre investigações em andamento.