O valor total investido em bitcoin alcançou a marca histórica de 1 trilhão de dólares nesta quarta-feira, pela primeira vez desde novembro de 2021. Esse marco ocorreu à medida que os fluxos para fundos negociados em bolsa nos Estados Unidos continuaram a sustentar os preços da criptomoeda.
O preço do bitcoin atingiu a marca de 52.079 dólares nesta quarta-feira, registrando sua máxima mais recente em 25 meses.
Posteriormente, a criptomoeda foi negociada a 51.690 dólares, representando um aumento de 4,29%. Isso elevou a capitalização de mercado do token para 1,013 trilhão de dólares, de acordo com a plataforma de preços Coingecko.
A maior criptomoeda do mundo registrou um aumento de cerca de 22% desde o início de fevereiro, caminhando para seu maior aumento mensal desde outubro.
Analistas apontam que fortes entradas nos novos ETFs de bitcoin listados nos EUA têm impulsionado parte do movimento de preços nas últimas semanas. Os fluxos para os 11 ETFs de bitcoin à vista nos Estados Unidos aumentaram para 1,64 bilhão de dólares na semana até quarta-feira, de acordo com dados da LSEG Lipper.
Nos cinco pregões anteriores, os produtos viram entradas de 409 milhões de dólares, após receberem aprovação regulatória e começarem a ser negociados em janeiro.
“Ainda não se sabe se esse ritmo será sustentado, mas no mercado de cripto o preço frequentemente impulsiona o fluxo”, afirmaram analistas da provedora de liquidez de criptomoedas B2C2.
O recorde anterior de capitalização de mercado do bitcoin foi de 1,28 trilhão de dólares, atingido em novembro de 2021, de acordo com a Coingecko.
Os investimentos em bitcoin representam mais da metade dos 2,01 trilhões de dólares aplicados no mercado global de criptomoedas, que inclui ether e outras divisas digitais.
Por sua vez, a segunda maior criptomoeda, ether, que sustenta a rede Ethereum, registrou um aumento de 4,9%, alcançando 2.762 dólares, seu valor mais alto desde maio de 2022.
Com informações da Reuters