O governo alemão reduzirá sua previsão de crescimento econômico para este e para o próximo ano para apenas 0,2% e 1%, respectivamente, em um relatório que será publicado na próxima semana, de acordo com duas fontes com conhecimento do assunto.
Os fatores que contribuíram para este número decrescido – significativamente abaixo da previsão de outubro de 1,3% para este ano – incluíram o baixo crescimento da economia global e uma decisão do tribunal constitucional alemão que abriu um buraco no orçamento do país, segundo a fonte.
Para 2025, Berlim espera que a economia cresça 1%, abaixo da previsão anterior de 1,5%, disse outra fonte, acrescentando que o governo espera que a inflação caia para 2,8% este ano e fique em 1,9% em 2025.
Um porta-voz do Ministério da Economia disse na noite de terça-feira que não poderia comentar os números, acrescentando que o governo forneceria comentários quando o relatório oficial fosse publicado.
O ministério alertou num relatório mensal separado na quarta-feira que a esperada recuperação da maior economia da Europa poderia ser ainda mais atrasada por tensões geopolíticas, incluindo no Mar Vermelho, bem como por uma série de greves a nível interno.
As perspectivas sombrias para a economia da Alemanha em 2024 surgem depois de a economia do país ter contraído 0,3% em 2023, sob a pressão de uma inflação elevada, do aumento das taxas de juro e de uma economia global fraca.
Tanto o instituto econômico Ifo como o IfW reduziram as suas previsões mais recentes para 2024, mas foram mais otimistas do que o governo: o Ifo prevê agora um crescimento econômico de 0,7%, face aos anteriores 0,9%, e o IfW prevê 0,9%, face aos 1,3% anteriores. Eles planejam apresentar novas previsões em março.
Em contrapartida, a associação empresarial alemã BDI emitiu uma previsão baixa em meados de janeiro para um crescimento de 0,3%, alertando que a economia estava “paralisada”.
Uma nova previsão para 2025 não é esperada no relatório da próxima semana. O governo, que prevê um crescimento econômico de 1,5% em outubro, deverá atualizar esse valor esta primavera.
O ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, disse no domingo que o governo de coligação planejava apresentar um conceito para fortalecer a posição da Alemanha como local industrial nesta primavera, após vários avisos dele e do ministro da Economia, Robert Habeck, de que o país estava a perder a sua competitividade à escala global.
Publicado originalmente pela Reuters em 14/02/2024 – 17h08
Por Christian Kraemer e René Wagner
Reportagem: Christian Kraemer, Holger Hansen e Rene Wagner
Redação: Miranda Murray, Riham Alkousaa e Victoria Waldersee
Edição: Lisa Shumaker, Toby Chopra e Chizu Nomiyama
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!