Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem, vinculado à FSB, revelou uma tendência de crescimento na aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o estudo, em janeiro de 2024, 62% dos entrevistados expressaram aprovação ao governo, um aumento em relação aos 59% observados em dezembro de 2023 e aos 57% registrados em junho do mesmo ano.
Os dados apontam para uma recuperação gradual da imagem do governo desde maio de 2023, período em que a aprovação havia atingido seu menor nível, com apenas 50% dos entrevistados afirmando aprovar a gestão.
Este aumento progressivo na aprovação se contrapõe ao melhor momento vivido pelo governo, que ocorreu em fevereiro de 2023, logo após a posse de Lula, quando a aprovação alcançou o pico de 64%.
Por outro lado, a pesquisa também mostrou uma diminuição na desaprovação do governo.
No último levantamento, 29% dos participantes disseram desaprovar a gestão, uma queda em comparação aos 32% de dezembro de 2023 e aos 33% de junho. A menor taxa de desaprovação registrada até agora foi em fevereiro de 2023, com 25%.
O estudo, que ouviu 21.515 pessoas entre os dias 6 e 30 de janeiro de 2024, apresenta uma margem de erro de 1,3 ponto percentual, para mais ou para menos, e um intervalo de confiança de 95%. Estes resultados evidenciam uma melhora na percepção pública em relação ao trabalho do governo Lula, marcando uma tendência positiva na sua aprovação ao longo dos últimos meses.
Confira os gráficos!