A start-up belga-americana Cosmic Aerospace anunciou a captação de 4,5 milhões de dólares em financiamento de capital de risco para o desenvolvimento do Cosmic Skylark, um avião regional elétrico prometendo um alcance de até 1.000 quilômetros.
Localizada no Aeroporto Regional de Limburg, na Bélgica, desde 2022, a empresa busca inovar no setor aeronáutico sem depender de futuras evoluções na tecnologia de baterias.
O projeto do Cosmic Skylark foca em uma construção leve e eficiência aerodinâmica superior para alcançar sua meta de autonomia.
Com asas de alta proporção de aspecto e motores integrados, a aeronave visa uma eficiência aerodinâmica notavelmente maior que a de aeronaves regionais convencionais. Testes aerodinâmicos iniciais confirmam o sucesso dessas inovações.
Destinado a transportar 24 passageiros, o Cosmic Skylark é equipado com um motor elétrico próprio, denominado Hyperdrive, que estreou em Limburg em 2022.
A Cosmic Aerospace projeta uma redução de 50% nos custos operacionais em comparação com jatos regionais tradicionais, graças à propulsão elétrica.
Com um cronograma definido para um voo demonstrativo em 2026 e o lançamento da primeira aeronave em 2027, a Cosmic Aerospace planeja obter a aprovação e iniciar o serviço do Cosmic Skylark em 2029, marcando um passo significativo para a aviação elétrica regional.