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Guerra de Gaza: Caros liberais brancos, o genocídio não é complicado

Confrontados com a necessidade de reconhecer a cumplicidade do Reino Unido na guerra de Israel contra os palestinos em Gaza, é mais fácil esconder-se atrás de uma cortina de fumaça de complexidade Numa releitura do conto popular eslavo, Baba Yaga, a bruxa indomável dá a Vasilisa, a Brava, três tarefas para completar com sucesso ou […]

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Natasa Leoni

Confrontados com a necessidade de reconhecer a cumplicidade do Reino Unido na guerra de Israel contra os palestinos em Gaza, é mais fácil esconder-se atrás de uma cortina de fumaça de complexidade

Numa releitura do conto popular eslavo, Baba Yaga, a bruxa indomável dá a Vasilisa, a Brava, três tarefas para completar com sucesso ou enfrentar a morte. Uma delas é usar uma peneira para transportar água para encher a banheira.

É assim que se sente um palestino britânico recontando a narrativa da Palestina no meio de um genocídio.

Esta é a sensação de qualquer pessoa ligada à região MENA, ou de muitos ativistas, antigos e novos, naquele que estamos a testemunhar como o pior caso de assassinato em massa apoiado pelos britânicos desde a guerra do Iraque. Desta vez não há pretensão de que os civis não sejam o alvo.

Você flexiona todos os músculos como contador de histórias, empregando lógica filosófica, fatos históricos, humanidade, poesia, metáfora, símile, retórica, individualidade. Cada frase é seguida por um aceno de cabeça, a pessoa com quem estou falando pode ter um mestrado, ser versada em literatura e cultura, pode ler o Guardian.

No final do meu trabalho, ouço um grande suspiro de alívio e as palavras “é realmente complicado” quando vejo meu ouvinte pegar seu Sauvignon Blanc e direcionar o assunto para algo mais leve. Me falta toda graça social? Esqueci como socializar? Eu estou louca? Não. E a questão é começar tudo de novo imediatamente, passando esta história por uma peneira até uma mente que não quer reter o conhecimento do inferno que é Gaza; a responsabilidade do sangue em nossas mãos como nação; o fardo de que o nosso modo de vida confortável sempre se baseou no sofrimento daqueles considerados menos valiosos. É mais fácil esconder-se atrás de uma cortina de fumaça de complexidade.

O poder do teatro

Todo mundo virou orador e aplaudimos e torcemos na ágora que são as redes sociais. Quando off-line nos organizamos, demonstramos, ocupamos estações de trem, esquinas, shopping centers, portões de fábricas e criamos plataformas filosóficas para falarmos uns com os outros, torcendo pela verdade, a verdade simples expressa repetidas vezes por meio de diferentes argumentos, som mordidas, balas simples e fortes destinadas a perfurar o mal-estar que é a “complexidade”.

Aplaudimos a retórica e a oratória. Voltamos aos costumes antigos enquanto ficamos um pouco elevados da multidão em bancos ou caixas no frio, com um pathos quase ao estilo Monty Python em torno de um orador autoeleito. Criamos teatro um para o outro. Blocos rudimentares de desempenho, para nos banharmos em solidariedade e fatos contra a máquina bem oleada da iluminação a gás global.

Tanushka Marah fala em um protesto mortal por um cessar-fogo em Gaza em Brighton, dezembro de 2023 – Natasa Leoni

Sou diretora de teatro e nunca vi o poder e a importância do teatro em sua forma básica como esta. Nós gravitamos em torno dele necessitando de seu ritual e propósito, e todos, todos sabem inatamente como fazê-lo. As pessoas movem-se lentamente como um conjunto estabelecido antes de se deitarem na rua cobertas com lençóis brancos enquanto a poesia é lida e a chuva começa a cair.

Estou em reuniões discutindo roteiros para ação direta. Conhecemos pessoas em bibliotecas públicas, distribuímos fantasias a estranhos antes de atuarmos como advogados num centro comercial, lendo as palavras da advogada irlandesa Blinne Ní Ghralaigh, do Tribunal Internacional de Justiça, enquanto uma enorme bandeira palestina cai sobre a fachada da loja da Zara.

Num protesto numa estação de comboios em Brighton, em novembro, com cerca de 200 pessoas, com bandeiras, cartazes e uma enorme faixa preta a dizer “Judeus contra o genocídio”, tive a minha primeira tentativa de agarrar o megafone quando este foi oferecido e achei surpreendentemente fácil falar, pois as pessoas estavam ansiosas para ouvir.

Vi uma jovem usando um keffiyeh na minha frente, chorando. Também se tornou normal chorar com estranhos; nessas reuniões básicas há espaços entre brasões e bandeiras para lamentar. Eventualmente, alguém veio até mim e disse que a mulher era palestina e que eu falaria com ela.

Jehad estava voltando do trabalho para casa em Crawley quando passou pela barreira de passagens para ver essa solidariedade na estação de trem. Isso a comoveu e a tranquilizou, mas ela ainda estava de luto pela perda de seu primo e de outros membros da família. Ela me mostrou a foto dele. Um fundo branco, fotografia profissional, roupas esportivas, penteado elegante de barbeiro, jovem, bonito, vivo.

“Por que temos que ficar nas estações de trem para convencer as pessoas de que os palestinos deveriam ter permissão para viver?” ela disse, olhando para mim através das lágrimas. Senti-me culpada porque o ponto principal do meu discurso despreparado foi justificar o direito dos palestinos de não serem massacrados, comparando-os comigo mesma, com as pessoas na estação, como se eu devesse estar justificando algo muito mais complexo. Não, estamos em cima de caixas e bancos e explicamos novamente que as crianças não devem ser bombardeadas, as mulheres não devem ser bombardeadas, os homens não devem ser bombardeados.

Falando aos convertidos, oferecendo-o às divindades como uma tragédia grega. Somos humanos e tentamos dizer isso ao mundo de muitas maneiras. Ela mesma falou e nos contou tudo o que estava acontecendo, quantos primos ela havia perdido e dos quais não tinha notícias, agradeceu à multidão pelo esforço e como todos neste movimento ela encontrou em seu corpo o poder da oratória mesmo em meio à dor.

O apologista afável

Brighton criou uma “coligação de cessar-fogo” onde muitos grupos podem coordenar as suas ações. Recebemos rapidamente a notícia de que Peter Kyle – deputado trabalhista de Hove, tesoureiro dos Amigos Trabalhistas de Israel, recusando-se a encontrar-se com residentes locais para discutir a Palestina – estava assinando cartas num evento da Anistia Internacional.

Nós nos revezamos esperando para falar com ele e acabei tendo a pequena chance de pegá-lo pouco antes do final do evento. Um homem simpático e afável de moletom, fazia contato visual direto, era charmoso e muito feliz em conversar, isso era desarmante. Eu esperava que um homem que não quer pedir um cessar-fogo estivesse sibilando e carregando uma foice!

Cada vez que eu mencionava o número de crianças mortas, que durante a nossa conversa uma havia morrido, ele respondia: “Eu sei”; ele disse “Eu sei” quatro vezes seguidas e depois começou a falar de waffle puro, waffle que não faz sentido com o que ele afirma saber, waffle projetado para confundir.

Israel está num estado permanente de terror existencial. Criado através do medo e da necessidade do medo para continuar a prosperar. Sua história de nascimento baseada no mito, sua sobrevivência baseada na narrativa e no derramamento de sangue. Em todo o mundo estamos combatendo a narrativa enquanto o sangue é derramado.

Cresci numa época em que os progressistas viajavam para Israel para construir kibutzim e ninguém sabia o que era zaatar. Agora, uma criança com um milk-shake no TikTok ou uma menina com cílios postiços no carro defenderão a existência e os direitos da Palestina. As crianças estão falando com mais articulação do que eu jamais consegui. Todo mundo se tornou filósofo e os argumentos são robustos e lógicos.

Alguns de nós, mais velhos, passaremos as noites de sábado ouvindo Ilan Pappe e Ghada Karmi, mas os amigos da minha filha estão obtendo informações no TikTok e chegando às mesmas conclusões. Porque. Não é complexo. É simples. O que está acontecendo é moralmente errado. É um inferno. É desespero. É contra isso que toda teoria moral, religião, conto de advertência, lei e sociedade alertam. Isto é o pior da humanidade. Este é o momento do “nunca mais” na história e as pessoas estão se afastando e deixando isso acontecer.

Quando olho para filas de sacos para cadáveres do tamanho de crianças, quando vejo os gritos porque meus dispositivos foram deliberadamente desligados, quando tento encontrar a humanidade nos números e planos gerais de escombros, considero profundamente ofensivo insinuar nuance e alegar complexidade ou equivalência.

Falsa neutralidade

Cada dia é como caminhar por uma fábrica de Willy Wonka, onde algo desagradável se esconde dentro de cada embalagem tentadora e bem apresentada. Essa maldade é racismo. Esses invólucros atraentes do liberalismo são instituições artísticas, partidos políticos, filmes, pessoas boas, simpáticas e amigáveis ​​que, no fundo, desejam que o status quo continue, e se milhares de crianças morenas forem massacradas em algum outro lugar, é exatamente isso que acontece, isso é colonialismo .

Estamos ensinando que poder viver na terra onde você cresceu não é complexo, é vida. É o nosso primeiro direito de existência

As instituições artísticas que se orgulham do antirracismo e da consciência climática querem permanecer neutras. O neutro não fica em algum lugar no meio? Onde está o meio de um genocídio, onde está o ponto imunológico, o centro do palco deste grotesco show de terror onde a moralidade é silenciosa? A neutralidade tornou-se a máscara aceitável do racismo liberal.

“Ensinamos a vida, senhor”, é um poema de Rafeef Ziadah que foi lido em muitos protestos recentemente. Foi escrito em resposta a uma jornalista que lhe disse que as coisas seriam melhores se os palestinos não ensinassem os seus filhos a odiar. Ensinamos a vida, é isso que pede todo aquele que pede um cessar-fogo. Nós ensinamos a vida, senhor. Isto é uma plataforma para as vozes das crianças de Gaza. Nós ensinamos a vida, senhor. É isso que organizações como a Parents 4 Palestine, companhias de teatro juvenil como a minha e eventos comunitários com confecção de pipas, bolos e tricô de cachecóis promovem.

Nós ensinamos a vida, senhor. Esta é a grande marcha todos os sábados onde quer que estejamos, os tambores, os cânticos, as bandeiras, a súplica às nuvens para que as bombas parem de cair. Estamos ensinando que poder viver na terra onde você cresceu não é complexo, é vida. É o nosso primeiro direito de existência.

O que é complexo é admitir para si mesmo que você vê as vidas dos palestinos como menos iguais a você, que as instituições que o beneficiaram e que você segue como uma religião fazem parte do sistema que justifica esta hemorragia de vida. Que os palestinos são de alguma forma cúmplices do seu destino enquanto avançamos neste capítulo sombrio que nunca será esquecido.

Isso é muito complexo e levará toda a sua vida para se articular. Boa sorte.

Publicado originalmente pelo Middle East Eye em 12/02/2024 – 10h36

Por Tanushka Marah

Tanushka Marah é uma diretora de teatro, ator e professor palestino-jordaniano nascido no Reino Unido. Ela foi vencedora do prêmio de diretor Young Vic em 2002 e ganhou o Brighton Fringe Outstanding Theatre Award 2017 por Agamenon. Ela trabalhou como diretora de movimento na Royal Shakespeare Company. Com sua própria companhia de teatro, ela excursionou com sua produção de Medeia no Reino Unido. Ela dirigiu produções em festivais internacionais na Europa e fez extensas turnês pelo Oriente Médio.

As opiniões expressas neste artigo pertencem ao autor e não refletem necessariamente a política editorial do Middle East Eye.

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