Um estudo realizado pela Universidade Rush, em Chicago, Estados Unidos, descobriu que o consumo regular de pipoca pode estar associado a uma menor incidência de declínio cognitivo e, consequentemente, à prevenção da demência.
O estudo acompanhou mais de 3.300 indivíduos ao longo de seis anos, observando os efeitos de uma dieta rica em grãos integrais, como a pipoca, na saúde cognitiva.
A demência, afetando a memória, cognição e habilidades de pensamento, tem na doença de Alzheimer sua forma mais prevalente, abrangendo 60% a 80% dos casos, conforme dados da Associação de Alzheimer.
O estudo da Universidade Rush, publicado na revista Neurology, destaca que a ingestão de 90 gramas ou mais de grãos integrais diariamente pode levar a um declínio cognitivo significativamente menor.
Especificamente, a pesquisa aponta para a pipoca com baixo teor de sal, sem adição de manteiga e que não seja preparada no micro-ondas, como um meio eficaz de contribuir para a prevenção da demência.
Este benefício é atribuído à capacidade dos grãos integrais de evitar picos de açúcar no sangue, os quais podem causar inflamação e formação de placas nas artérias, elevando o risco de demência.
Os participantes do estudo, com média de idade de 75 anos e que não apresentavam sinais de demência no início do estudo, foram monitorados através de entrevistas sobre seus hábitos alimentares e submetidos a testes cognitivos e de memória a cada três anos.
Os resultados indicaram que o consumo de três ou mais porções de grãos integrais por dia estava relacionado a uma taxa de declínio cognitivo mais lenta.
A pesquisa, parte do Projeto de Saúde e Envelhecimento de Chicago, sugere que a inclusão de pipoca na dieta pode não apenas oferecer um lanche saudável, mas também desempenhar um papel na manutenção da saúde mental com o avançar da idade.
O estudo também observou variações nos resultados entre diferentes grupos étnicos, embora ressalte que os benefícios do consumo de grãos integrais não se limitam a uma etnia específica.
As Diretrizes Dietéticas para Americanos recomendam o consumo de ao menos três porções de alimentos integrais diariamente, promovendo assim uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável para a preservação da saúde cognitiva.