A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro interrompeu seus planos de participar de uma série de eventos com lideranças conservadoras nos Estados Unidos, que ocorreriam de segunda-feira, 12, até sexta-feira, 16.
A desistência vem na esteira da operação “Tempus Veritatis” da Polícia Federal, voltada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, por supostas tentativas de golpe de Estado para manter Bolsonaro no poder.
A operação, deflagrada na quinta-feira, 9 de fevereiro de 2024, investiga a existência de uma organização criminosa dentro do governo Bolsonaro, acusada de atacar o sistema eleitoral brasileiro e incentivar atos extremistas com o objetivo de invalidar os resultados das eleições de 2022 e impedir a transição de poder para Luiz Inácio Lula da Silva.
Os eventos, denominados “Mulheres Protagonistas”, seriam realizados em diversas igrejas evangélicas nos Estados da Flórida, Geórgia, e Massachusetts, onde Michelle e a senadora Damares Alves discutiriam sobre liderança feminina.
A senadora bolsonarista Damares Alves, que já se encontra nos EUA, confirmou a ausência de Michelle e disse que vai fortalecer o movimento extremista de direita tanto no Brasil quanto no exterior.
A informação sobre a desistência de Michelle foi inicialmente divulgada pelo jornal O Globo e posteriormente confirmada pelo site Poder360. Enquanto isso, a Polícia Federal prossegue com suas investigações, tendo inclusive determinado que Jair Bolsonaro entregasse seu passaporte às autoridades.