A Nvidia está usando IA para acelerar a produção de suas GPUs.
As empresas estão disputando o fornecimento limitado de GPUs da Nvidia – usadas para treinar e construir produtos de IA – à medida que o setor de IA cresce. Agora, a gigante dos chips está usando sua própria IA para tornar seus chips mais rápidos, no que parece ser um esforço para acompanhar a demanda.
A Nvidia desenvolveu um sistema de IA conhecido como ChipNeMo que visa acelerar a produção de suas GPUs.
Projetar GPUs pode exigir muito trabalho. Um chip normalmente leva cerca de 1.000 pessoas para ser construído, e cada pessoa precisa entender como diferentes partes do processo de design funcionam juntas, disse Bryan Catanzaro, vice-presidente de pesquisa aplicada de aprendizagem profunda da Nvidia, ao The Wall Street Journal.
É aí que o ChipNeMo pode ajudar. O sistema de IA é executado em um grande modelo de linguagem – construído sobre o Llama 2 da Meta – que a empresa afirma ter treinado com seus próprios dados. Por sua vez, o recurso chatbot do ChipNeMo é capaz de responder a perguntas relacionadas ao design do chip, como perguntas sobre a arquitetura da GPU e a geração do código de design do chip, disse Catanzaro ao WSJ.
Até agora, os ganhos parecem promissores. Desde que o ChipNeMo foi lançado em outubro passado, a Nvidia descobriu que o sistema de IA tem sido útil no treinamento de engenheiros juniores para projetar chips e resumir notas de 100 equipes diferentes, de acordo com o Journal.
A Nvidia não respondeu ao pedido imediato do Business Insider para comentar se o ChipNeMo levou a uma produção de chips mais rápida.
Os esforços da Nvidia para aumentar a produção de GPU ocorrem no momento em que as empresas buscam colocar as mãos nos chips altamente cobiçados da empresa para progredir nas guerras de IA. A Meta, que lançou produtos de IA, como seu modelo de linguagem grande Llama 2 e seus óculos inteligentes Ray-Ban com tecnologia de IA no ano passado, está a caminho de acumular um total de 600.000 GPUs, incluindo A100s da Nvidia e outros chips de IA, até o final de 2024.
A busca para construir os melhores produtos de IA parece ser um bom presságio para a Nvidia. As ações da gigante dos chips subiram 4% na segunda-feira, para um recorde, e os analistas do Goldman Sachs esperam que os ganhos continuem durante o primeiro semestre de 2025.
A Nvidia não é a única organização que tenta usar IA para acelerar o estágio de design de semicondutores.
Em julho passado, a DeepMind do Google criou um sistema de IA que, segundo a empresa, poderia acelerar o processo de design de sua mais recente interação de seus chips personalizados, de acordo com o WSJ.
Alguns meses depois, a Synopsys, uma gigante do software, lançou uma ferramenta de IA projetada para aumentar a produtividade dos engenheiros de chips.
Universidades como a Universidade de Nova Iorque também estão realizando pesquisas sobre como a IA generativa pode ser implementada para projetar chips mais rapidamente.
Publicado originalmente pelo Business Insider em 06/02/2024
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!