O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) revelou nesta quarta-feira, 7, que a Embraer será beneficiada com um financiamento de R$ 500 milhões, provenientes do programa BNDES Mais Inovação.
Este aporte financeiro faz parte do plano de investimento da companhia para o período de 2023-2027, que totaliza R$ 650 milhões destinados a projetos de desenvolvimento de novos produtos, processos e tecnologias.
O objetivo é diversificar e aprimorar a linha de produtos e serviços da fabricante de aeronaves, incorporando inovações que promovam eficiência, produtividade e sustentabilidade.
Os investimentos focarão em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I), especialmente em tecnologias de mobilidade aérea sustentável, visando a transição energética e a redução de emissões de carbono.
O financiamento apoiará iniciativas nos complexos industriais da Embraer em São José dos Campos, Gavião Peixoto e Botucatu, focadas em quatro áreas prioritárias: emissão zero, inteligência artificial e ciência de dados, indústria 4.0 e competitividade da fuselagem.
Além de estar alinhado com políticas nacionais de inovação, defesa e mudança do clima, o investimento do BNDES reflete o compromisso do banco com o fortalecimento da indústria aeroespacial brasileira, conforme expresso pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
José Luis Gordon, Diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, reforçou o alinhamento do financiamento com as metas do governo do Presidente Lula de promover uma indústria brasileira mais inovadora, digital, verde e produtiva.
Com informações do Estadão
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!