A China planeja lançar dois satélites de teste em órbita lunar com o objetivo de estabelecer uma comunicação confiável entre a Lua e a Terra.
Os satélites gêmeos, pesando 61 kg e 15 kg, estão programados para operar em conjunto na órbita lunar, onde validarão novas tecnologias, incluindo calibrações de navegação e transmissões de sinais de alta confiabilidade, de acordo com um comunicado de imprensa divulgado pelo Laboratório de Exploração do Espaço Profundo no sábado.
Os satélites serão lançados na órbita de transferência Terra-Lua, junto com o Queqiao-2, um satélite retransmissor projetado para facilitar comunicações entre o lado oculto da Lua e a Terra. Posteriormente, os dois satélites passarão por uma frenagem próxima à Lua e entrarão em órbita lunar elíptica.
O lançamento do Queqiao-2 está programado para ocorrer no primeiro semestre deste ano. Ele servirá como plataforma de retransmissão crucial para a quarta fase do programa de exploração lunar da China, fornecendo serviços de comunicações para as missões Chang’e-4, Chang’e-6, Chang’e-7 e Chang’e-8.
Com informações da Xinhua