Porta-voz chinês alerta que Taiwan poderia passar de “peão” dos EUA para “vítima”

Rádio Internacional da China

O porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan da China, Chen Binhua, em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 31, declarou que Taiwan poderia mudar sua posição de “peão” para “vítima” a qualquer momento devido à política dos Estados Unidos.

“Os EUA seguem o princípio de ‘América em primeiro lugar’, então Taiwan poderia passar de peão para vítima a qualquer momento”, afirmou o porta-voz, referindo-se a uma declaração anterior feita pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em julho de 2023, Trump informou à Fox News que Taiwan havia transferido seus negócios de semicondutores para fora dos Estados Unidos.

Taiwan é um dos maiores fornecedores globais de semicondutores, utilizados em diversos setores, desde a indústria automobilística até equipamentos militares.

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) é a maior fabricante de chips sob contrato do mundo.

É importante destacar que Taiwan tem sido governada de forma independente da China continental desde 1949.

Pequim considera a ilha como sua província, enquanto Taiwan, com um governo eleito próprio, mantém que é um país autônomo, embora não tenha declarado formalmente sua independência.

A China se opõe a qualquer contato oficial de estados estrangeiros com Taipei e reafirma sua soberania sobre a ilha como inquestionável.

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.