Em evento realizado em Apodi, Rio Grande do Norte, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, estendeu um convite ao embaixador da China, Zhu Qingqiao, para estabelecer uma fábrica de máquinas agrícolas no Brasil.
O convite foi feito durante a cerimônia de testagem de equipamentos agrícolas chineses, visando impulsionar a mecanização da agricultura familiar no país.
Paulo Teixeira ressaltou a mecanização como um vetor crucial para o avanço da agricultura familiar brasileira, enfatizando a necessidade de equipamentos que atendam às especificidades locais.
“Este é o momento pra convidar o embaixador da China a instalar uma empresa produtora de máquinas agrícolas para que consigamos dar um salto na mecanização dessa agricultura pungente, potente e nordestina”, destacou o ministro.
Zhu Qingqiao expressou interesse na proposta, ressaltando o objetivo mútuo de promover a mecanização agrícola e expandir a cooperação bilateral em diversas áreas, incluindo comércio, investimento, e inovação tecnológica, visando benefícios para todas as regiões e camadas sociais.
No Rio Grande do Norte, 30 máquinas agrícolas de pequeno porte, incluindo tratores, cultivadores, plantadeiras e colheitadeiras, estão sob avaliação para determinar sua adaptabilidade às condições brasileiras.
Estes equipamentos chegaram ao estado em janeiro, marcando o início de uma colaboração com a Universidade Agrícola da China.
A governadora Fátima Bezerra salientou a importância desta parceria para fortalecer a agricultura familiar, responsável pela maioria dos alimentos consumidos no país, especialmente no Nordeste.
O projeto de testes visa identificar os equipamentos mais adequados para o cenário agrícola nacional, potencializando a produção local.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!