Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 31, o Kata’ib Hezbollah, uma das principais organizações antiterroristas do Iraque, anunciou uma suspensão temporária de suas operações militares e de segurança contra as forças de ocupação dos Estados Unidos na região.
O secretário-geral do grupo iraquiano, Abu Husein Al-Hamidawi, declarou: “Anunciamos a suspensão das operações militares e de segurança contra as forças de ocupação”.
A Resistência Iraquiana justificou essa decisão afirmando que o objetivo é envergonhar o governo iraquiano, embora não tenha fornecido detalhes adicionais sobre suas motivações.
Desde outubro do ano passado, quando teve início a guerra em Gaza, que já causou a morte de mais de 26.750 palestinos, a Resistência Islâmica do Iraque tem lançado inúmeros ataques contra as bases militares dos Estados Unidos no Iraque e na Síria, além de reivindicar ofensivas contra alvos sensíveis relacionados a Israel.
A declaração também enfatiza que a Resistência continuará a apoiar seu povo em Gaza de outras maneiras, sem especificar quais.
“Aconselhamos os bravos combatentes das Brigadas de Hezbollah a adotar medidas temporárias de defesa passiva em caso de qualquer ação agressiva dos Estados Unidos”, destaca o comunicado.
Além disso, a declaração nega as alegações de autoridades ocidentais sobre o apoio de outros países, principalmente o Irã, aos grupos de resistência, enfatizando que a decisão de apoiar o povo de Gaza foi tomada com base na vontade própria da Resistência Islâmica, representada pelas Brigadas do Hezbollah, sem interferência externa.