Israel busca controle do corredor do Egito, diz rádio do exército

Ibraheem Abu Mustafa/ Reuters

Fontes afirmam que Israel pode propor permitir que os palestinos se movam para o norte de Rafah para obter o controle do corredor de Filadélfia

Israel está tentando chegar a um acordo com o Egito que transferiria palestinos deslocados de Rafah, em Gaza, para áreas do norte, enquanto Israel ganha mais controle sobre o corredor de Filadélfia, disseram autoridades de segurança ao canal de rádio do exército israelense na quinta-feira.

O acordo garantiria que mais de um milhão de palestinos deslocados em Rafah não tentassem procurar refúgio no Egito, um cenário muito temido pelo Cairo, enquanto Israel expande as suas operações para a região do sul da Palestina.

Segundo as fontes, Israel planeja obter mais controle sobre o corredor fronteiriço entre o Egito e Gaza, conhecido como corredor de Filadélfia.

O pedaço de terra de 14 km de comprimento e 100 metros de largura está oficialmente sob o controle conjunto da Autoridade Egípcia-Palestina desde a retirada de Israel da Faixa de Gaza em 2005, mas o lado palestino foi assumido pelo Hamas depois de tomar o poder em Gaza em 2007.

O Hamas, juntamente com outros grupos palestinos, escavou túneis sob o corredor para contrabandear suprimentos entre o Egito e Gaza.

Desde o início da guerra atual, as autoridades israelitas mencionaram repetidamente a sua determinação em retomar o controle do corredor.

“O Corredor Filadélfia – ou, mais corretamente, o ponto de paragem a sul [de Gaza] – deve estar nas nossas mãos”, disse o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, numa conferência de imprensa em dezembro.

Fontes de segurança citadas pela rádio israelita afirmam que conseguiram convencer um país árabe não identificado do Golfo a financiar a construção de muros subterrâneos que fechariam os túneis, mas que a medida continua sujeita à aprovação do Egito.

Publicado originalmente pelo Middle East Eye em 1º/02/2024 – 13h21

Cláudia Beatriz:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.