O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou dois importantes anúncios direcionados às micro, pequenas e médias empresas (PMEs).
Primeiramente, o cartão BNDES será renovado, agora com garantias do Fundo Garantidor de Investimentos (FGI), alimentado por recursos públicos.
Além disso, uma nova linha de crédito, em colaboração com o Sebrae, será lançada, oferecendo até R$ 8,4 bilhões em financiamento.
O objetivo da modernização do cartão BNDES é torná-lo digital e acelerar o processo de aprovação, garantindo ao mesmo tempo sua segurança com o respaldo do FGI.
Ao associar o cartão ao FGI, o BNDES compartilhará o risco com o Tesouro Nacional, que cobrirá até 80% do valor da dívida em caso de inadimplência.
Essas medidas têm o potencial de expandir significativamente o acesso ao crédito para as empresas de menor porte.
A linha de crédito em parceria com o Sebrae tem previsão para começar a operar em breve, aproximadamente dentro de dois meses.
Essa iniciativa, financiada tanto pelo Sebrae quanto pelo BNDES, busca facilitar ainda mais o acesso ao financiamento para micro e pequenas empresas, contribuindo para o crescimento econômico e o fortalecimento do setor empresarial.
Diante das restrições orçamentárias, o BNDES adotou estratégias de redistribuição de limites entre as instituições financeiras para maximizar a eficiência do FGI.
Esse redirecionamento resultou em um notável aumento na concessão de crédito em 2023, refletindo o compromisso do banco em promover o desenvolvimento econômico e facilitar o acesso ao crédito para empresas de todos os portes.