Os países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) estão preparados para adotar novas medidas no mercado petrolífero caso seja necessário, conforme declarado pelo vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak.
Em uma entrevista à televisão Rossiya-24, após a reunião do comitê de monitorização da OPEP+, Novak disse:
“Concordamos que continuaremos monitorando de perto o desempenho dos compromissos assumidos pelos países no âmbito da OPEP+. A situação do mercado foi discutida; concordamos em ficar de olho nela. A situação é estável no momento; continuaremos monitorando, fazendo se é necessária uma decisão adicional para estabilizar o mercado se houver tal necessidade”.
Ele explicou que essas medidas podem incluir tanto o aumento quanto a redução da produção ou do fornecimento, dependendo das necessidades do mercado.
Novak também enfatizou o compromisso dos ministros em cumprir todos os acordos estabelecidos em novembro passado, relacionados às quotas e compromissos voluntários para o primeiro trimestre do ano.
O vice-primeiro-ministro destacou que o nível de desempenho do acordo pelos participantes, entre novembro e dezembro de 2023, foi superior a 100%, indicando um mercado atualmente equilibrado.
Com informações da TASS