EUA acusam China de ataques cibernéticos em massa e dobram aposta na guerra tecnológica

REUTERS/EPA

Autoridades dos Estados Unidos anunciaram o desmantelamento de uma operação de hackers, supostamente apoiada pelo governo chinês, que tinha como alvo a infraestrutura civil americana. O Federal Bureau of Investigation (FBI) expressou preocupações sobre possíveis ameaças futuras em um cenário de conflito entre as duas nações.

O grupo, identificado como Volt Typhoon, é acusado de tentativas de danificar instalações vitais do setor público, incluindo estações de tratamento de água, redes elétricas, oleodutos e gasodutos de gás natural, além de sistemas de transporte. Segundo informações, estas ações foram realizadas a pedido da China.

Christopher Wray, diretor do FBI, durante um pronunciamento ao Comitê Seleto da Câmara dos Representantes do Partido Comunista Chinês, destacou a possibilidade de Pequim perturbar significativamente a vida diária nos Estados Unidos em caso de um confronto militar entre as duas superpotências.

Wray ressaltou a importância de se dar mais atenção a essa ameaça cibernética, que pode afetar diretamente todos os cidadãos americanos.

Ele enfatizou que os hackers chineses estão se posicionando na infraestrutura dos EUA, preparando-se para causar danos substanciais e perturbações reais aos cidadãos e comunidades americanas, caso a China determine ser o momento oportuno para um ataque.

Com informações do Al Jazeera

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.