A Etihad Rail está se preparando para iniciar os trabalhos de construção do projeto ferroviário de alta velocidade dos Emirados Árabes Unidos, após solicitar que empreiteiras manifestassem interesse nas obras preliminares para a linha que ligará Abu Dhabi e Dubai.
O projeto de alta velocidade reduzirá significativamente os tempos de viagem entre as duas maiores cidades e centros econômicos dos Emirados Árabes Unidos.
Ele é separado do serviço de passageiros da Etihad Rail, que viajará a 200 quilômetros por hora (km/h) e utilizará a mesma rede da ferrovia de carga dos Emirados Árabes Unidos, cuja construção está agora em grande parte concluída.
Os serviços ferroviários de alta velocidade viajam a velocidades superiores a 300 km/h. De acordo com um relatório do Railway Technology, o top dez dos serviços ferroviários de alta velocidade mais rápidos do mundo são:
- Shanghai Maglev: 460 km/h (China)
- CR Harmony: 350 km/h (China)
- CR Fuxing: 350 km/h (China)
- DB ICE: 350 km/h (Alemanha)
- SCNCF TGV: 320 km/h (França)
- JR Shinkansen: 320 km/h (Japão)
- ONCF Al Boraq: 320 km/h (Marrocos)
- Renfe AVE 103: 310 km/h (Espanha)
- Korail KTX-Sancheon: 305 km/h (Coreia do Sul)
- Trenitalia Frecciarossa 1000: 300 km/h (Itália)
As obras preliminares para a rede de alta velocidade dos Emirados Árabes Unidos envolverão uma empreiteira na limpeza e preparação de locais para a efetiva construção. Isso normalmente inclui movimentação de terra e desvio de infraestrutura ou utilidades existentes na área.
Os trabalhos preliminares de testes no local já começaram. O Laboratório de Testes Matcon, sediado em Dubai, e a Engineering & Research International de Abu Dhabi estão realizando testes de perfuração para determinar as condições do solo nas áreas por onde a ferrovia de alta velocidade passará. Uma das áreas de teste está localizada na região de Jaddaf, em Dubai.
As empresas de engenharia espanholas Sener e Ineco são as consultoras de engenharia do projeto.
A Etihad Rail já conduziu estudos de viabilidade para ligações ferroviárias de alta velocidade nos Emirados Árabes Unidos.
No final de 2021, os Emirados Árabes Unidos lançaram um programa de AED50 bilhões ($13,6 bilhões) para estabelecer um sistema integrado de transporte de carga e passageiros em todo o país.
O programa é composto por três projetos, sendo o primeiro deles o componente Ferroviário de Carga, que inclui a capacidade de carga da Etihad Rail.
O segundo projeto, Serviços Ferroviários de Passageiros, tem como objetivo conectar 11 cidades nos Emirados Árabes Unidos, de Al-Sila a Fujairah. O esquema de transporte de passageiros terá uma velocidade de 200 quilômetros por hora e visa minimizar os tempos de viagem entre Abu Dhabi e Dubai para 50 minutos e entre Abu Dhabi e Fujairah para 100 minutos.
Mais de 36,5 milhões de passageiros devem usar o sistema até 2030.
O terceiro projeto do programa, Serviços de Transporte Integrado, envolve a criação de um centro de inovação para incorporar soluções de transporte inteligente ao plano geral. Uma rede de trem leve será conectada ao sistema ferroviário de passageiros para facilitar o transporte dentro das cidades dos Emirados Árabes Unidos.
Esses projetos se somarão aos elementos existentes e em construção da rede.
01 de fevereiro de 2024 por Yasir Iqbal
Publicado originalmente no Meed.