Nova ordem mundial: Emirados Árabes e China fazem primeiras trocas sem dólar

Fonte: arabianbusiness.com

BRICS: Emirados Árabes Unidos pagam à China com novo dirham digital e abandonam o dólar americano

Os Emirados Árabes Unidos e a China, membros do BRICS, fecharam uma transação internacional na segunda-feira usando o novo Dirham Digital, deixando de lado o dólar americano. Esta é a primeira transação feita diretamente dos Emirados Árabes Unidos para a China usando o novo modo de pagamento com o Dirham Digital. O acordo comercial direto foi iniciado pelos EAU através da plataforma ‘M Bridge’, abrindo caminhos para que os BRICS acabem com a dependência do dólar americano através de métodos digitais.

O Banco Central dos Emirados Árabes Unidos iniciou o pagamento do Dirham Digital à China no valor de Dh500 milhões, o que equivale a 136 milhões de dólares. Shaikh Mansour conduziu a transação histórica diretamente para a China apresentando a plataforma de pagamento ‘M Bridge’.

O acordo comercial ao vivo também contou com a presença de funcionários do Banco Central dos Emirados Árabes Unidos e estudantes de graduação, compreendendo 1.056 Emiratis. O desenvolvimento indica que os EAU estão a inaugurar uma nova era de pagamentos digitais.

Os países do BRICS, Emirados Árabes Unidos e China, têm acordos comerciais no valor de bilhões de dólares e usar os Dirhams Digitais como forma de pagamento põe em risco o dólar americano. Se as duas nações do BRICS se mantiverem nos pagamentos em Dirhams Digitais, o dólar americano será o mais atingido. Leia aqui para saber quantos setores nos EUA serão afetados se os BRICS abandonarem o dólar para o comércio.

Os Emirados Árabes Unidos, novo membro do BRICS, estão buscando métodos inovadores para colocar o Dirham Digital à frente do dólar americano. Além disso, a China está a encorajar as nações em desenvolvimento a colocarem as suas moedas locais em primeiro lugar nos acordos comerciais e a marginalizarem o dólar americano. O Banco Central dos EAU também lançou o esquema de ‘Projectos Inovadores’ que visa promover extensivamente o Dirham Digital.

Todos estes desenvolvimentos indicam que o dólar americano poderá ser menos utilizado pelos BRICS para liquidações comerciais nos próximos anos. Além disso, a medida terá um impacto direto na economia dos EUA e o dólar poderá perder o mecanismo global de oferta e procura.

Por Vinod Dsouza, no Watcher Guru
30 de janeiro de 2024

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.