- Bonde em Abu Dhabi? Novos trens sem trilhos circulam nas ruas da capital dos Emirados Árabes Unidos.
- O transporte de três vagões com ar condicionado faz paradas designadas nas rotas populares de Abu Dhabi e pode acomodar até 200 passageiros
Você já viu o moderno e elegante serviço Automated Rapid Transit (ART) introduzido nas ruas da cidade de Abu Dhabi? No último fim de semana, os moradores da capital dos Emirados Árabes testemunharam a introdução deste serviço de última geração. Este veículo elétrico de três vagões e com ar-condicionado agora faz paradas designadas em rotas populares e toca as campainhas enquanto o motorista espera os passageiros embarcarem para uma carona.
O serviço ART, o veículo sem trilhos geralmente descrito como uma combinação de ônibus e bonde, ostenta as marcações do Centro Integrado de Transportes (ITC) do Departamento de Municípios e Transportes (DMT). Foi introduzido pela primeira vez na Ilha Yas e na Ilha Saadiyat e agora começou a servir o continente. No que se espera que seja a nova fase do projecto futurista de mobilidade inteligente de Abu Dhabi, os ARTs estão a operar entre o Reem Mall e o Marina Mall através da Zayed the First Street, carinhosamente conhecida como Electra Street. Atualmente, o serviço ecológico e livre de emissões funciona na cidade às sextas, sábados e domingos.
Capacidade para 200 passageiros
Os inovadores veículos elétricos podem acomodar até 200 passageiros, melhorando a mobilidade sustentável na cidade. A disposição dos assentos é semelhante à vista no metrô de Dubai, com assentos macios, alças para passageiros em pé, janelas panorâmicas e notificação digital de paradas. Ele muda de faixa perfeitamente, assim como um ônibus de transporte público normal.
Em alguns locais, existem espaços dedicados para a interrupção dos ART; em outros, para nas estações regulares de ônibus públicos. As paradas foram marcadas com adesivos na calçada.
A pintura de um ART também foi vista em um ponto de ônibus com o objetivo de conscientizar os passageiros sobre as mais recentes ofertas de mobilidade inteligente na cidade.
O sistema de transporte rápido melhorado que funciona sem um sistema ferroviário de transporte de massa ou trilhos é um ótimo complemento para facilitar as viagens urbanas. Chega um pouco antes de uma temporada movimentada, quando a Capital deverá sediar mais de 150 eventos – número que vai melhorar a cada mês que passa.
Serviço inovador e livre de emissões
Os membros da comunidade ficam agradavelmente surpreendidos ao encontrar um veículo semelhante ao eléctrico do Dubai a operar na cidade de Abu Dhabi, mas sem quaisquer vias específicas ou alterações de infra-estruturas nas ruas.
“Isso é realmente uma surpresa. Tenho visto isso nos últimos dias. É uma espécie de cruzamento entre ônibus, bonde e trem ou metrô. Eu o vi operando principalmente durante a manhã e a tarde”, disse Patrick Ohana, um residente de longa data.
Os residentes elogiaram o serviço, que coincide com as comemorações do ‘Ano da Sustentabilidade’ nos Emirados Árabes Unidos.
“Eu tinha visto um desses na Ilha Yas. É emocionante ver ônibus elétricos semelhantes a bondes com emissões zero no continente. Viajei nele para o Marina Mall neste sábado. Esse serviço é uma solução incrível para os horários de pico observados nos ônibus de transporte público”, disse Vibhor Gupta, executivo de marketing.
Essencialmente, bondes sobre rodas sem trilhos, esses ARTs atualmente conectam o Reem Mall e o Marina Mall através de destinos populares como a Ilha Galleria Al Maryah, a Marina Square, a Mesquita Sheikh Hazza Bin Sultan, o icônico Qasr Al Hosn, o Parque Khalidiya, o Centro de Energia de Abu Dhabi, Sheikha Fatima Park, Corniche, hospitais como NMC Specialty e LLH, e hotéis como City Seasons Al Hamra, Sheraton Al Khalidiya e Rixos Marina Abu Dhabi.
A primeira viagem do Reem Mall começa às 10h e a última às 14h, e o serviço do Marina Mall começa às 11h e a última viagem é às 15h. Os horários ao vivo podem ser rastreados através do Google Maps e do aplicativo oficial Darbi às sextas, sábados e domingos.
Os passageiros também podem escanear o código QR nos ARTs e naqueles afixados em alguns pontos de ônibus, para saber mais detalhes e atualizações sobre o serviço, horários e novos destinos.
por Ashwani Kumar, para o Khaleej Times.