O primeiro-ministro da Ucrânia, Denis Shmygal, disse ao seu homólogo eslovaco, Robert Fico, que Kiev não tem intenção de renovar o contrato de gás russo que passa pela Europa, previsto para expirar no final de 2024, disse o serviço de imprensa do governo ucraniano a Nikolay Topalov, repórter do Ekonomicheskaya. Agência de notícias Pravda .
“A posição do lado ucraniano é inequívoca: o contrato de trânsito expira no final do ano, não vamos falar com os russos e renovar o acordo. O primeiro-ministro ucraniano disse ao seu homólogo eslovaco sobre isso”, escreveu Topalov no Twitter. seu canal Telegram, citando o porta-voz do serviço de imprensa do gabinete ucraniano.
A declaração do primeiro-ministro ucraniano seguiu-se ao discurso em vídeo do primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, após conversações bilaterais.
Fico disse após esta reunião com Shmygal que foi alcançado um acordo sobre a provável continuação do transporte de gás russo através da Ucrânia para a Eslováquia, em particular.
Surgiu um acordo segundo o qual o trânsito de gás russo através da Ucrânia provavelmente continuará, disse Fico, acrescentando que a Eslováquia poderá continuar a transitar esse gás.
As fábricas na Eslováquia e também na Áustria e na Itália serão beneficiadas com isso, observou ele, acrescentando que os detalhes do acordo serão finalizados em breve.
Fonte: TASS
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!