A China e a Tailândia deram um grande passo em suas relações diplomáticas com a assinatura de um acordo histórico de isenção mútua de vistos, anunciado neste domingo pelo Ministério das Relações Exteriores chinês. Este acordo, que entra em vigor em 1º de março, marca o início de uma nova era de facilitação de viagens entre os dois países.
De acordo com os termos do acordo, cidadãos chineses portadores de passaportes oficiais comuns e ordinários, bem como tailandeses com passaportes comuns, poderão entrar e permanecer no país do outro sem necessidade de visto por até 30 dias por entrada, limitados a 90 dias a cada 180 dias.
O acordo busca estimular o turismo e as relações culturais entre China e Tailândia, proporcionando aos cidadãos a oportunidade de explorar as atrações turísticas e culturais de cada nação com maior conveniência. No entanto, aqueles que pretendem realizar atividades como trabalho, estudo, jornalismo, residência e outras que exigem aprovação prévia e que planejam permanecer por mais de 30 dias, ainda devem obter o visto apropriado antes da viagem.