Menu

Quênia anuncia descoberta de grandes reservas de coltan, mineral usado em dispositivos eletrônicos

Reservas “substanciais” de coltan, um mineral usado em dispositivos eletrônicos, foram descobertas no Quênia, de acordo com o departamento de mineração do país. O ministro da Mineração, Economia Azul e Assuntos Marítimos do Quênia, Salim Mvurya, afirmou que foram descobertas reservas em seis condados, o que representa “um dos marcos mais significativos” no setor de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Juan Barreto/AFP 2023

Reservas “substanciais” de coltan, um mineral usado em dispositivos eletrônicos, foram descobertas no Quênia, de acordo com o departamento de mineração do país.

O ministro da Mineração, Economia Azul e Assuntos Marítimos do Quênia, Salim Mvurya, afirmou que foram descobertas reservas em seis condados, o que representa “um dos marcos mais significativos” no setor de mineração do país:
“É oficial agora. Temos depósitos de coltan no país e queremos ver como podemos atrair investidores”, declarou Mvurya.

Foram identificados 970 depósitos minerais em todo o país, de acordo com o ministro, que adiantou que laboratórios vão atuar nesses seis condados a fim de agilizar os testes dos minerais.

O raro mineral é utilizado na fabricação de baterias de carros elétricos, telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos.

“Deixaremos nossas equipes realizarem a confirmação no terreno para que possamos começar a avaliar o valor econômico desse mineral específico”, disse Mvurya.

A mineração representa menos de 1% do PIB queniano, mas tem potencial para contribuir com até 10%, de acordo com a Câmara Nacional de Comércio e Indústria do Quênia (KNCCI, na sigla em inglês).

O preço do coltan depende da quantidade de tântalo que contém. Um quilograma é vendido em média por US$ 48 (cerca de R$ 237), de acordo com a revista Forbes.

A República Democrática do Congo e Ruanda são os principais fornecedores mundiais de coltan. Somente o Congo detém mais de 70% das reservas mundiais desse mineral, que há décadas alimenta conflitos violentos no país, com milícias rivais que lutam pelo controle das minas desse e de outros minerais valiosos.

Publicado originalmente por Sputnik Brasil em 25/01/2024 – 18h50

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes