Coréia do Sul inaugura este ano ferrovias de alta velocidade ligando Seul aos arredores

Trem de alta velocidade em Seul

Presidente da Coréia do Sul, Yoon Suk Yeol, diz que ferrovia de alta velocidade na área metropolitana começará a funcionar este ano

O presidente Yoon Suk Yeol prometeu na quinta-feira “abrir a era do GTX para valer a partir deste ano”, referindo-se ao sistema ferroviário de alta velocidade Great Train Express (GTX) destinado a aumentar a conectividade entre Seul e seus arredores.

“Políticas de regulação imobiliária equivocadas levaram ao aumento dos preços da habitação, bloqueando efetivamente a oferta de habitação urbana e forçando as pessoas a se mudarem para a periferia para encontrar um lugar para viver”, disse Yoon no sexto debate sobre Meios de Subsistência do Povo, realizado em Uijeongbu, Gyeonggi. “Como resultado, muitas pessoas passaram por momentos difíceis sem infraestrutura de transporte adequada.”

O governo neste dia ampliou seus planos para permitir o deslocamento de e para o trabalho na área metropolitana em 30 minutos por meio do sistema GTX e possibilitar viagens de uma hora para a capital, introduzindo a ferrovia expressa metropolitana x-TX em áreas fora de grande Seul.

Yoon prometeu ainda 11 trilhões de won (8,2 bilhões de dólares) para acelerar projetos ferroviários atrasados, instalar novas faixas de ônibus em vias expressas e enviar ônibus elétricos de dois andares adicionais para melhorar o transporte dentro e fora de Seul.

“A qualidade do nosso deslocamento diário é a qualidade das nossas vidas”, disse Yoon durante a reunião governamental-civil na Câmara Municipal de Uijeongbu, com a presença de cerca de 100 funcionários, especialistas e passageiros regulares.

Yoon observou que havia prometido uma era de deslocamento de 30 minutos durante sua campanha presidencial depois de experimentar andar na Gimpo Goldline, uma linha de metrô que conecta Gimpo de Gyeonggi ao sistema de metrô de Seul, famoso por níveis infernais de congestionamento durante a hora do rush.

Sublinhou que o governo irá acelerar a extensão das linhas GTX A, B e C e incluir as novas linhas D, E e F no plano da rede ferroviária nacional para viabilizar a sua construção.

“Assim que as linhas A a F estiverem concluídas, será possível viajar da grande área metropolitana ao centro de Seul em 30 minutos”, disse Yoon.

Yoon prometeu ainda expandir esses serviços ferroviários em todo o país, lançando o chamado projeto x-TX, que oferecerá trens de alta velocidade com velocidade máxima de 180 quilômetros por hora em quatro blocos metropolitanos: Busan, Ulsan e South Gyeongsang; Daegu e Gyeongsang do Norte; Daejeon, Sejong e províncias de Chungcheong; e Gwangju e Jeolla do Sul.

Isto permitirá transformar “áreas metropolitanas locais em ‘megacidades'”, disse Yoon.

Mais tarde, Yoon participou de uma cerimônia de inauguração da linha GTX-C, conectando a estação Deokjeong em Yangju, Gyeonggi, à estação Suwon de Gyeonggi e entrando em serviço em 2028.

“A rota GTX C abrirá uma rede de transporte metropolitano dos sonhos que permitirá que você viaje de da parte norte da área metropolitana até o centro de Seul em menos de 30 minutos e da parte sul em uma hora”, disse Yoon. “Avançaremos com rapidez para fornecer transporte mais conveniente às pessoas.”

Esta cerimónia, realizada num ginásio da Câmara Municipal de Uijeongbu, contou com a presença de cerca de 500 pessoas, entre moradores e responsáveis ​​pela construção das zonas por onde irá passar o GTX-C. A linha de 86,46 quilômetros passa pela estação Cheongnyangni de Seul e pela estação Samseong em Seul.

A velocidade máxima do trem será de 180 quilômetros por hora, cerca de três vezes mais rápida que um metrô normal.

A linha GTX-A, com inauguração prevista para março, conecta a Estação Suseo, no sul de Seul, com a Estação Dongtan em Hwaseong, Gyeonggi. A seção que conecta a nova cidade de Paju Unjeong, em Gyeonggi, à estação de Seul também deverá ser concluída este ano.

A linha GTX-B, conectando Incheon a Namyangju de Gyeonggi, começará a ser construída em março e entrará em serviço em 2030.

O governo também anunciou planos para estender a Linha A para Pyeongtaek, a Linha B para Chuncheon de Gangwon e a Linha C para Dongducheon de Gyeonggi ao norte e Cheonan e Asan em South Chungcheong ao sul.

A linha D conectará Incheon a Wonju em Gangwon, a linha E Incheon a Guri em Gyeonggi e a linha F formará uma ampla rota circular ao redor da área metropolitana.

Mais tarde na quinta-feira, Yoon visitou Uijeongbu Jaeil Sijang para encorajar os comerciantes que sofrem com as recentes dificuldades econômicas e o frio.

Yoon ordenou que o Ministro das PME e Startups, Oh Young-ju, considerasse formas de revitalizar o mercado tradicional, incluindo programas turísticos onde os comerciantes podem visitar e aprender com outros mercados em todo o mundo.

POR SARAH KIM [kim.sarah@joongang.co.kr]

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.