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Por que as antigas cidades amazônicas recentemente descobertas no Equador são tão significativas

As descobertas no Vale do Upano, dizem os pesquisadores, contrariam atitudes racistas e desdenhosas em relação à herança amazônica Pesquisadores que usaram a tecnologia de mapeamento a laser Lidar revelaram um vasto complexo urbano de mais de 6.000 plataformas de terra no Vale Upano, no Equador, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Science. […]

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Stephen Rostain

As descobertas no Vale do Upano, dizem os pesquisadores, contrariam atitudes racistas e desdenhosas em relação à herança amazônica

Pesquisadores que usaram a tecnologia de mapeamento a laser Lidar revelaram um vasto complexo urbano de mais de 6.000 plataformas de terra no Vale Upano, no Equador, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Science. No alto dos contrafortes dos Andes, este é o maior e mais antigo exemplo de assentamentos urbanos agrários da Amazônia.

Um dos principais autores do estudo, o arqueólogo francês Stéphen Rostain, que passou quatro décadas estudando a herança amazônica, diz que embora seu trabalho de campo tenha determinado que havia centenas de montes, as varreduras Lidar revelaram que havia milhares.

“Foram enormes terraplanagens feitas por povos indígenas”, diz Rostain, que dirige as investigações no Centro Nacional de Pesquisa Científica da França. Os montes, diz ele, eram uma série de complexos habitados por mais de 10.000 pessoas e contendo habitações e “praças quadradas baixas para atividades comunitárias cercadas por plataformas periféricas”, bem como jardins escalonados, drenado para o cultivo de culturas como milho, feijão, batata doce e mandioca.

Sítio Kunguints, Vale Upano, Equador. Complexos de plataformas retangulares estão dispostos em torno de praças baixas e distribuídos ao longo de largas ruas escavadas. – A. Dorison e S. Rostain/Lidar

A descoberta é significativa não só pela sua escala, diz ele, mas também porque põe fim às “atitudes racistas e coloniais predominantes em relação aos povos indígenas na América Latina”. Embora muitos países latino-americanos celebrem a sua herança inca, observa ele, muitas vezes ignoram a sua herança amazônica.

As descobertas – o culminar de duas décadas do seu trabalho de campo – contradizem a “ideia predominante de que os povos indígenas da região eram apenas caçadores e coletores nômades”, acrescenta Rostain. Esta descoberta, diz ele, “mudou o paradigma do determinismo ambiental”. Quando Rostain começou o seu trabalho de campo na Guiana Francesa, na década de 1980, encontrou “milhares de montes em pântanos costeiros – mas ninguém acreditava que os povos indígenas tivessem feito esses montes”.

Alguns dos montes do Vale Upano já foram destruídos por novos assentamentos feitos por criadores de gado. O desafio agora, diz ele, é evitar uma maior destruição deste sítio arqueológico “estimado”.

“Era um vale especial porque nunca foi realmente colonizado”, diz Rostain. O território de Aents Chicham permaneceu praticamente intocado até a década de 1970, acrescenta, “sem estradas e sem comunicações – como um vale perdido”. A área foi ocupada pelos construtores de montículos de 2500 AC a 600 DC. “Depois disso, ninguém viveu lá durante dois ou três séculos. Não sabemos o que aconteceu, mas pode ter sido atividade vulcânica, mudanças climáticas ou culturais.” Atualmente, diz ele, não há indígenas morando lá, apenas colonos não-nativos.

Complexo de plataformas retangulares de terra do sítio Nijiamanch ao longo da borda do penhasco do leito do rio Upano, Equador – Imagem: Stéphen Rostain

Mas em entrevista ao The Art Newspaper, Manari Ushigua, um líder indígena da Nação Sápara, diz que há “histórias sobre cidades antigas há séculos em nossas comunidades”. Eles faziam parte de antigas civilizações amazônicas, explica ele, que desapareceram devido às mudanças climáticas ou ao que ele chama de cambio del sol (ou “mudança do sol”), de acordo com os antigos calendários maias. “Estas civilizações estão no mesmo nível das europeias”, diz ele.

Autodenominado “protetor da floresta” e curandeiro, Ushigua foi cofundador do Centro Naku, que cria um modelo econômico na Amazônia baseado na preservação cultural e florestal.

“Estes são locais sagrados e a sua preservação é importante não apenas para as nossas comunidades, mas para toda a humanidade”, afirma Ushigua. “Eles contêm segredos sobre as mudanças climáticas que podem ajudar não apenas o frágil ambiente amazônico, mas todo o planeta. Estamos sofrendo os efeitos do desenvolvimento desenfreado e da destruição ambiental em todos os lugares – mas se olharmos para a selva e para esses lugares antigos podemos aprender muito.” Existem muitos outros locais antigos escondidos no subsolo, diz ele, cujo paradeiro é conhecido apenas pelos povos indígenas.

Sítio Kunguints, Vale Upano, Equador. Ruas escavadas atravessam a área urbana onde são delimitadas por complexos de plataformas retangulares dispostas em torno de praças baixas – A. Dorison e S. Rostain/Lidar

Segundo Rostain, um padre chamado Juan Botaso chegou na década de 1970 e notou os montes. Mostrou a outro padre, um arqueólogo amador chamado Pedro Porras, que “fez uma tosca escavação e publicou um artigo, cujo único mérito foi revelar a existência dos montes na floresta tropical”. Os países andinos – incluindo Peru, Bolívia e Equador – “são fascinados pelas suas montanhas e costas, mas não pela Amazônia”, diz Rostain. “Isso se deve a uma mentalidade colonial e racista de que os nativos da Amazônia são ‘selvagens’ incapazes de construir qualquer coisa sofisticada.”

Rostain começou a trabalhar no Equador em 1996 e no Vale Upano em 2015, mesmo ano em que o governo mandou uma empresa privada para empregar a tecnologia Lidar no levantamento da região. Por confusão burocrática, a pesquisa só foi divulgada em 2020. Rostain passou mais dois anos fazendo um estudo detalhado com um colega.

Infelizmente, diz ele, o local será destruído a menos que haja intervenção internacional. Ele acrescenta: “O governo não se preocupa com a herança amazônica. É apenas um lugar para extração de recursos.”

Uma nota de esperança é que a recente descoberta, diz ele, incutiu um sentimento de orgulho no patrimônio equatoriano. “Todos os meus amigos e familiares ficaram muito satisfeitos com o fato de o Equador ter sido notícia não por causa dos problemas das gangues de narcotráfico e da violência, mas por uma enorme descoberta arqueológica”, diz Rostain, que é casado com uma mulher equatoriana. “Só isso já é uma pequena vitória.”

Publicado originalmente pelo The Art Newspaper em 19/01/2024

Por Hadani Ditmars

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