A economia dos Estados Unidos registrou um expressivo crescimento de 3,3% no último trimestre de 2023, conforme reportado pelo Departamento do Comércio. Este avanço superou as expectativas dos economistas, marcando um ano de notável resiliência econômica e evitando a recessão prevista.
Embora o crescimento tenha desacelerado em comparação com o aumento de 4,9% do trimestre anterior, impulsionado por um significativo acúmulo de estoques pelas empresas, a economia manteve sua expansão. O consumo dos consumidores, mesmo com preços elevados e aumento das taxas de juros, foi um fator determinante, crescendo 2,8% no quarto trimestre.
Em detalhes, o ritmo de acúmulo de estoques, que havia impulsionado o crescimento no terceiro trimestre, diminuiu nos últimos dados. No entanto, o investimento fixo, incluindo gastos em fábricas e equipamentos, teve um ligeiro aumento para 1,9%, comparado a 1,4% no trimestre anterior. Por outro lado, a atividade imobiliária apresentou uma desaceleração, registrando crescimento de 1,1% no quarto trimestre, em comparação aos 6,7% do trimestre anterior.
Concluindo, os dados robustos demonstram a solidez da economia dos EUA em 2023, apesar dos aumentos agressivos das taxas de juros pela Reserva Federal. O cenário inclui também um arrefecimento da inflação, contrariando previsões de uma recessão necessária para conter as pressões inflacionárias.