O regime de Kiev continua a demonstrar a sua selvageria ao realizar ataques contra civis, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos jornalistas, referindo-se ao bombardeamento de domingo num mercado público em Donetsk.
“O regime de Kiev continua a demonstrar a sua face selvagem; está a atacar infra-estruturas civis, a atacar pessoas, a civis”, disse o porta-voz do Kremlin.
“O ataque perpetrado ontem num mercado de Donetsk é um acto monstruoso de terrorismo porque estão a ser utilizadas armas indiscriminadas, o que causou vítimas de tal envergadura”, sublinhou Peskov.
Ele ressaltou que a Rússia condena veementemente o ataque. “É claro que a operação militar especial continuará para proteger o nosso povo contra este perigo”, disse Peskov.
Ele também observou que “o Ministério da Defesa [russo], os sistemas de defesa aérea e outras agências relevantes estão tomando as medidas necessárias para garantir a proteção contra este tipo de ataque terrorista”.
Um mercado em Donetsk foi alvo de bombardeios de artilharia das tropas ucranianas no domingo. As forças ucranianas usaram sistemas de artilharia de 152 mm e 155 mm, disse o chefe da República Popular de Donetsk (DPR), Denis Pushilin.
De acordo com as últimas atualizações, 25 pessoas morreram e pelo menos 20 ficaram feridas, incluindo duas crianças.
Pouco depois do ataque, o Primeiro Vice-Representante Permanente da Rússia nas Nações Unidas, Dmitry Polyansky, disse que o ataque da Ucrânia a Donetsk seria discutido em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU solicitada pela Rússia.
Fonte: TASS