O movimento Houthi do Iêmen, aliado do Irã, anunciou nesta segunda-feira, 22, o lançamento de um ataque com mísseis contra o cargueiro militar norte-americano Ocean Jazz, localizado no Golfo de Aden.
A data exata e a localização do ataque não foram especificadas, e até o momento, não há confirmação ou comentário dos militares dos Estados Unidos sobre o incidente.
Yahya Sarea, porta-voz militar Houthi, declarou em um comunicado que as forças armadas iemenitas estão em posição de retaliação a qualquer agressão americana ou britânica, com foco em todas as fontes de ameaça no Mar Vermelho e no Mar Árabe.
Recentemente, forças dos EUA e do Reino Unido realizaram ataques contra as forças Houthi em várias partes do Iêmen, em resposta a ataques contínuos dos Houthis aos navios no Mar Vermelho. Esses ataques dos combatentes apoiados pelo Irã são uma reação à guerra em Gaza.
Os Houthis, que inicialmente se concentravam em navios associados a Israel, agora expandiram seus alvos para incluir embarcações dos EUA.
A empresa britânica de segurança marítima Ambrey confirmou que o navio mencionado pelos Houthis foi contratado pelos militares dos EUA.
Os ataques Houthi na região do Mar Vermelho têm impactado o comércio entre a Ásia e a Europa, gerando preocupação internacional e evidenciando a escalada do conflito em Gaza.
O grupo, que domina grande parte do Iêmen, afirma que seus ataques são uma forma de solidariedade aos palestinos enfrentando hostilidades de Israel em Gaza.