Os Estados Unidos fizeram um apelo a China para persuadir o Irã a exercer controle sobre os houthis, buscando diminuir os ataques do grupo rebelde a embarcações no mar Vermelho. A informação foi divulgada pelo jornal Financial Times, que citou fontes oficiais norte-americanas.
De acordo com o jornal, nos últimos três meses, os EUA têm feito pedidos consecutivos a esse respeito. Desde novembro, os houthis têm realizado ataques contra navios comerciais no mar Vermelho, como manifestação de apoio aos palestinos e ao Hamas.
Em resposta, os Estados Unidos têm conduzido ofensivas contra os rebeldes.
Os houthis, originários do norte do Iêmen e parte do segmento xiita do Islã, assim como o Irã, são aliados e se identificam como membros do “Eixo de Resistência”, que também inclui o Hamas.
O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, e seu vice, Jon Finer, discutiram a questão com Liu Jianchao, chefe do departamento internacional do Partido Comunista da China (PCCh). Estas reuniões ocorreram em Washington neste mês.
Um representante do Departamento de Estado dos EUA informou que o secretário de Estado, Antony Blinken, também abordou o assunto com autoridades chinesas.
Recentemente, a China publicou um comunicado instando as “partes relevantes” a assegurarem a passagem segura de navios pelo mar Vermelho.
Segundo uma fonte do Financial Times, os Estados Unidos pretendem continuar discutindo o assunto com a China, embora não existam expectativas de um envolvimento direto de Pequim no conflito.