Um avião militar da Rússia, transportando prisioneiros de guerra da Ucrânia, caiu nesta quarta-feira, 24, próximo à fronteira entre os dois países, resultando na morte de pelo menos 74 pessoas, conforme informações do Ministério da Defesa russo divulgadas pela agência RIA-Novosti. A causa da queda ainda é incerta.
O Ilyushin Il-76, que levava 65 prisioneiros ucranianos e uma equipe russa de nove membros, incluindo seis tripulantes, caiu em Belgorod, uma região russa frequentemente atacada pelas forças de Kiev.
Andrei Kartapolov, legislador do Parlamento russo e general aposentado, afirmou em sessão parlamentar que o avião teria sido atingido por três mísseis, embora não tenha revelado a fonte dessa informação.
Um vídeo divulgado no Telegram pelo canal Baza, associado aos serviços de segurança russos, mostrou a aeronave despencando perto da aldeia de Iablonovo, em Belgorod, e se incendiando numa grande explosão.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a identidade dos prisioneiros ucranianos ou da tripulação russa. Moscou e Kiev realizam trocas frequentes de prisioneiros desde o início do conflito na Ucrânia.
Vyacheslav Gladkov, governador local, mencionou um “incidente” não detalhado ocorrido no distrito de Korochanski, a nordeste de Belgorod, e confirmou que equipes de investigação e emergência estavam no local. O Kremlin informou estar avaliando a situação.
O Il-76, projetado para o transporte de tropas, cargas e equipamentos militares, normalmente possui uma tripulação de cinco e capacidade para até 90 passageiros.
A região de Belgorod, situada na fronteira com a Ucrânia, tem sido alvo de constantes ataques ucranianos nos últimos meses, incluindo um ataque com mísseis em dezembro que resultou na morte de 25 pessoas.
Com informações da Reuters