O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, chegou a Nova York, onde está programado para participar de reuniões do Conselho de Segurança da ONU, abordando questões relacionadas ao Oriente Médio e à Ucrânia.
O avião do ministro, procedente de Moscou, seguiu uma rota norte para evitar nações com relações hostis, completando a viagem em 12 horas e 45 minutos, de acordo com informações de um correspondente da TASS.
Os jornalistas russos que acompanharam Lavrov nesta viagem receberam vistos dos EUA sem restrições de viagem de 40 quilômetros, uma mudança em relação às restrições impostas durante a sessão da Assembleia Geral da ONU em setembro.
Todos os representantes da mídia russa obtiveram vistos de entrada única do Tipo I, válidos até abril.
Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, já havia informado à TASS que Lavrov permanecerá em Nova York de 22 a 24 de janeiro, onde participará pessoalmente das discussões do Conselho de Segurança da ONU relacionadas ao Oriente Médio, bem como de uma reunião sobre a situação na Ucrânia. Além disso, estão agendadas várias reuniões bilaterais durante sua estadia na cidade.