A China anunciou a descoberta de quase um milhão de toneladas de minério de lítio no condado de Yajiang, província de Sichuan.
Segundo a Agência de Notícias Xinhua, a descoberta é a maior fonte conhecida de minério de lítio monômero pegmatita na Ásia até o momento.
Wang Guanghua, ministro do Ministério dos Recursos Naturais, destacou a importância do achado, afirmando na quarta-feira: “Isto desempenhou um papel exemplar na obtenção de um grande avanço na descoberta de lítio na China”.
O lítio, descrito como o “metal energético verde do século 21”, é fundamental para a neutralidade de carbono e tem aplicações críticas em veículos elétricos, baterias de íons de lítio e baterias solares.
Estes produtos são agora principais exportações da China, com as exportações totais desses três itens ultrapassando 1 trilhão de yuans (138,9 bilhões de dólares) no último ano, conforme dados da Administração Geral das Alfândegas.
Além disso, a China possui depósitos comuns de espodumênio e mica de lítio, assim como mais de 1.500 lagos salgados com potencial para futuras operações de mineração de lítio.
A expectativa é que a exploração geológica contínua possa aumentar ainda mais as reservas de lítio do país.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!