A Embaixada da Rússia nos Estados Unidos solicitou às autoridades dos EUA que intensificassem as medidas de segurança fora das missões diplomáticas russas nos Estados Unidos em conexão com as próximas eleições presidenciais na Rússia em março, disse o embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov.
Ele disse que uma nota diplomática relevante foi enviada ao Departamento de Estado dos EUA. A embaixada espera que o governo dos EUA proíba comícios nas imediações das embaixadas e consulados russos, disse Antonov em entrevista ao centro multimídia Izvestia .
“A situação de segurança perto da nossa embaixada e consulados deteriorou-se visivelmente, e isso causa a nossa séria preocupação. Vemos regularmente comícios e ações provocativas organizadas por apoiantes do regime de Kiev fora das missões diplomáticas russas. Por vezes, atos óbvios de vandalismo são cometidos por membros de a diáspora ucraniana e os seus apoiantes, que são cidadãos dos EUA”, disse Antonov.
“Nós, da nossa parte, enviamos uma nota ao Departamento de Estado dos EUA com um pedido para intensificar as medidas de segurança fora das missões diplomáticas e escritórios consulares russos. Esperamos que os comícios sejam proibidos nas imediações das instituições diplomáticas russas durante o período eleitoral. “, acrescentou o diplomata russo.
Em suas palavras, três seções eleitorais serão abertas para portadores de passaporte russo em Washington, Nova York e Houston (Texas) no dia 17 de março.
Fonte: TASS