A produção industrial da China registrou um crescimento constante no ano passado, acompanhado por um ritmo mais rápido de transformação inteligente e verde, mostraram dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.
A produção industrial de valor agregado, um importante indicador econômico, subiu 4,6% ano a ano em 2023, informou o Departamento Nacional de Estatísticas. Somente em dezembro, o número cresceu 6,8% em relação a um ano atrás e 0,52% ante novembro.
A produção industrial é usada para medir a atividade das grandes empresas, cada uma das quais tem uma receita anual proveniente dos negócios principais de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,81 milhões).
“A produção industrial aumentou de forma constante, com a fabricação de equipamentos crescendo rapidamente”, observou Kang Yi, chefe do órgão, em entrevista coletiva na quarta-feira.
Com uma recuperação econômica sustentada, os negócios industriais da China se recuperaram devido à melhora da demanda do mercado.
Os dados do Departamento mostraram que, em novembro, os lucros combinados das empresas industriais aumentaram pelo quarto mês consecutivo, subindo 29,5% em termos anuais.
A taxa de utilização da capacidade industrial ficou em 75,9% no quarto trimestre, ante 75,6%, 74,5% e 74,3% no terceiro, segundo e primeiro trimestre, respectivamente.
Kang disse que a China fez progressos sólidos na promoção da transição inteligente e verde do setor manufatureiro e na promoção de novos impulsionadores de crescimento para a economia.
A produção do setor de fabricação de equipamento expandiu 6,8% ano a ano em 2023, mais rápido do que o crescimento médio da produção industrial. A produção de baterias solares, veículos de nova energia e equipamentos de geração de energia aumentou 54%, 30,3% e 28,5%, respectivamente.
Novos impulsionadores de crescimento se tornaram motores importantes para o desenvolvimento de alta qualidade, disse a porta-voz da agência, Wang Guanhua, na coletiva de imprensa.
Fonte: Xinhua
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!