O Ministério da Educação tornou público nesta terça-feira os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, que ocorreu em novembro passado.
De acordo com os dados divulgados, aproximadamente metade dos estudantes que estavam concluindo o Ensino Médio faltaram às provas, com apenas 1 milhão, ou 50,8%, dos 2 milhões de jovens matriculados comparecendo para o exame. A abstenção gerou preocupação no ministro da pasta, Camilo Santana.
“Metade dos jovens que estão concluindo o Ensino Médio não fez o Enem. Precisamos entender o motivo disso e buscar maneiras de reverter esses números”, declarou Santana, conforme relatado pelo jornal O Globo.
Segundo o ministro, o Ministério da Educação planeja realizar uma pesquisa em colaboração com estados e municípios para identificar e compreender as razões por trás das ausências nesta edição do Enem. Santana explicou que a ideia é que os estudantes concluintes do Ensino Médio participem da pesquisa.
Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Projeto de Lei nº 54, de 2021, nesta terça-feira, 16 de janeiro.
O projeto estabelece um incentivo financeiro para estudantes do ensino médio público, na forma de uma espécie de poupança.
O valor a ser destinado aos jovens ainda não foi determinado, e há critérios específicos que os alunos devem atender para serem elegíveis para o benefício.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!